RÁDIO TIRADENTES | 89,7 MHz | AO VIVO

PF apreende cerca de 300 Kg de carne de caça, armas e munições e prende integrantes de associação criminosa

A Polícia Federal em Tabatinga, em ação conjunta com a FUNAI e a Força Nacional, prendeu 10 integrantes de uma associação criminosa que praticava atividades predatórias no Vale do Javari, terra indígena demarcada e situada entre os municípios de Atalaia do Norte e Guajará. A prisão em flagrante foi na última sexta-feira (11/4), após a condução dos criminosos a Tabatinga. A média da idade dos presos é de aproximadamente 33 anos.

Próximos às margens do Rio Quixito (um dos afluentes do Rio Javari), havia uma casa que era utilizada pelo grupo criminoso para apoio logístico, e duas embarcações tipo canoão, dentro das quais haviam freezers que acondicionavam a carne decorrente das atividades predatórias. Foram encontrados cerca de 300 kg de carne fresca, dentre espécies de peixe, paca, veado, jacaré e até mesmo de macaco. Foram encontrados e libertados 3 animais vivos: um macaco preto, uma paca e um tracajá. Também foram apreendidas 4 espingardas e 70 munições calibre 16, utilizados pelos criminosos na prática das atividades ilícitas.

Crimes Investigados

Diante da situação, os homens receberam voz de prisão e, em seguida, foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Tabatinga.

Confirmados os fatos, foi ratificada a prisão e instaurado Inquérito Policial mediante Auto de Prisão em Flagrante, com indiciamento pelos crimes de Caça Proibida, Pesca Proibida, Maus Tratos (artigos 29, 34 e 32 da Lei de Crimes Ambientais -Lei Federal 9.605), Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido (artigo 14 do Estatuto do Desarmamento- Lei Federal 10.826) e Associação Criminosa (artigo 288 do Código Penal).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *