Pessoas com deficiências são beneficiadas com nove mil equipamentos de auxílio entregues pelo Governo do Am

18/03/13 – A oferta de equipamentos de auxílio a pessoas com deficiências vai ser ampliada, este ano, pelo Governo do Amazonas. A informação foi confirmada, nesta segunda-feira (18), pelo secretário da saúde, Wilson Alecrim.

Agora a tarde, Governo do Estado entrega aproximadamente nove mil equipamentos. A concessão vai beneficiar diretamente cerca de 400 pacientes estomizados da rede estadual de saúde, inscritos no Programa de Atenção Integral ao Deficiente (Paid), da Policlínica Codajás. A entrega dos equipamentos ocorreo no auditório da policlínica, na Rua Codajás, Cachoeirinha.

Foram entregues bolsas recortáveis para colostomia e urostomia adultas e infantis, placas e materiais adjuvantes, além de produtos que servem para proteção e higienização da estomia, como pó, pasta e até lenço removedor de resíduos. A entrega desses itens, que são utilizados no armazenamento dos resíduos fisiológicos, atende a necessidade diária dos pacientes estomizados, segundo o secretário Wilson Alecrim.

Durante o evento os beneficiários também tiveram a oportunidade de conhecer as ações de “Prevenção do Câncer de Colorretal”, tema da palestra que será proferida pelo cirurgião-geral Auylson Ávila.

A supervisora do Paid, enfermeira estomaterapeuta Josenira Almeida, destacou que a entrega dos equipamentos é apenas parte do processo e não o objetivo principal do programa. “Mais importante que a entrega dos instrumentos de auxílio às pessoas com deficiência, é a continuidade do tratamento. Todos os usuários beneficiados passaram por uma triagem da nossa equipe e, após receber o equipamento, eles são acompanhados e avaliados para verificar a adaptação do produto e a integralidade da saúde. Esse usuário também deve participar de ações educativas e socioculturais ao longo do ano”, frisou.

No ano passado, por meio do Paid, foram concedidos aproximadamente 66 mil equipamentos, como aparelhos auditivos, óculos, cadeiras de roda, bolsas de colostomia, entre outros produtos, beneficiando diretamente cerca de 1.100 usuários da rede estadual de saúde. Neste ano, conforme adianta o secretário, a expectativa é que o número de concessões aumente em 6%, chegando a 70 mil equipamentos.

Para receber os equipamentos e ter acesso ao atendimento especializado é necessário fazer inscrição no Paid, por meio da apresentação dos seguintes documentos (original e cópia): carteira de identidade, registro de nascimento (se for menor), cartão SUS, CPF, comprovante de residência, encaminhamento médico com diagnóstico, n° do CID e boletim de alta. A Policlínica Codajás funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *