Peixes de várias espécies e muito consumidos pela população amazonense, como a branquinha e o Jaraqui, estão sendo comercializados a até R$ 2, no caminhão do Peixe Popular da Secretaria de Estado da Produção Rural e Abastecimento (Sepror). Até o próximo sábado (15), as espécies poderão ser encontradas em bairros das zonas Sul, Norte e Leste da cidade.
De acordo com o secretário Eron Bezerra, a oferta de pescado mais em conta tem o objetivo de escoar a grande produção dos pescadores locais, que terão mais lucro, e também facilitar o maior acesso da população aos peixes mais tradicionalmente consumidos da região.
Segundo Eron, na Semana Santa, peixes como a matrinxã e até o bacalhau da Amazônia vão entrar na lista das espécies que chegarão aos consumidores a preços bem mais baixos.
A expectativa é de que 5 toneladas de jaraqui sejam vendidas por dia. Cada consumidor poderá comprar até 5 unidade de pescado.
Na terça (11) e quarta – feira (12), o caminhão esteve no bairro Educandos e Parque Mauá, zona Sul da cidade. Nesta quinta, está na Rua Jucá, no João Paulo II zona Leste; na sexta, na Rua Samaúma, no Monte da Oliveiras, zona Norte, e, no sábado, na Rua Campo do Roma, no Novo Aleixo, zona Leste. Os caminhões ficam estacionados nesses locais das 08h às 11h.
