PC prende 29, na segunda fase da operação “O Grito dos Inocentes”

download-35

Um total de 29 pessoas foram presas, seis adolescentes foram apreendidos e assinados dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), na segunda etapa da operação “O Grito dos Inocentes”, deflagrada na manhã desta sexta-feira (7), pela Polícia Civil do Amazonas (PC) na zona Sul de Manaus.

O balanço da operação foi divulgado em coletiva de imprensa realizada no prédio da 1ª Seccional Sul. pelo titular da unidade policial, pelo delegado Rodrigo Barreto. “Foram cumpridos, em nome de infratores que residiam na zona Sul da cidade, mandados de prisão e de busca e apreensão em aberto. Ao longo das diligências oito pessoas foram presas em flagrante. Todas por envolvimento com o tráfico de drogas. Também foram assinados dois TCOs. Os mandados expedidos estavam relacionados a crimes distintos, como tentativa de homicídio, homicídio, estupro, tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma de fogo”, esclareceu Rodrigo Barreto.

A ação, iniciada às 7h, foi comandada pela chefe de gabinete da PC, investigadora Priscila Costa, e pelo coordenador do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), investigador Edilei Rodrigues, sob a supervisão do delegado-geral da instituição, Francisco Sobrinho, que acompanhou de perto os trabalhos realizados na zona Sul nesta sexta-feira.

download-40

De acordo Francisco Sobrinho, nesta segunda fase da ação a Polícia Civil continuou com os trabalhos de orientação quanto a crimes como violência doméstica e sexual contra mulheres, crianças e jovens, atos ilícitos cometidos por adolescentes e, desta vez, também informou como denunciar crimes contra idosos. “O trabalho de hoje é mais abrangente, tanto na parte de prevenção quanto na de repressão. A equipe da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI) se juntou ao projeto para complementar nossas ações”, declarou.

download-41

Conforme Priscila Costa, participaram da operação policiais civis lotados na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher – Anexo (DECCM-Anexo), Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), coordenados pelas respectivas delegadas titulares: Andrea Nascimento, Débora Mafra, Elizabeth de Paula, Juliana Tuma e Ivone Azevedo. Assistentes sociais do projeto Ame a Vida, mantido pelo Governo do Estado, também deram apoio à ação.

“Estivemos concentrados em frente ao Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, localizado na Rua Universal, bairro Educandos, onde distribuímos panfletos com orientações sobre prevenção de crimes e como realizar denúncias. No local, cerca de 30 alunos do segundo ano do Ensino Médio ajudaram a distribuir panfletos na ação. Os adolescentes realizaram, ainda, apresentações de dança e música durante a iniciativa”, explicou Priscila Costa.

download-42

A estudante Alissa Marinho, 16, participou da ação em frente à escola onde estuda. Ela contou que a presença dos policiais civis no local ajudou no esclarecimento de dúvidas relacionadas a crimes e como proceder ao tomar conhecimento de práticas ilícitas. “Além de ser muito importante para ajudar alunos e familiares que passam por problemas desse tipo, nós também aperfeiçoamos tudo o que é ensinado em sala de aula”, comentou.

download-39

Já na parte de repressão e segundo Edilei Rodrigues, a equipe do grupo Fera teve apoio de servidores lotados na zona Sul da cidade, durante as prisões que começaram na segunda-feira. “Policiais civis do Fera, 1º, 2º, 3º, 7º e 24° Distritos Integrados de Polícia (DIPs) e 1ª Seccional Sul trabalharam na parte repressiva da operação, iniciada após o período eleitoral”, argumentou.

Iniciativa

A primeira edição da operação “O Grito dos Inocentes” aconteceu no dia 2 de setembro deste ano, em quatro zonas distintas da capital: Norte, Leste, Centro-Oeste e Centro-Sul. Na ocasião, dois homens, de 30 e 38 anos foram presos, e cinco adolescentes apreendidos, sendo um de 16 anos e os demais de 17 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *