PC-AM investiga aumento dos casos de furtos em veículos em Manaus com uso do dispositivo ‘chapolin’

O aumento do número de furtos de objetos de dentro de veículos, nos últimos meses, em Manaus, chamou a atenção da Polícia Civil. As investigações apontaram para um inimigo com o  nome de um velho conhecido da televisão: o Chapolin – na verdade, um aparelho eletrônico que tem se espalhado entre as quadrilhas, permite aos bandidos entrarem no veículo e ‘fazer a limpa’.

Em uma busca nos aplicativos de compra e venda, é possível encontrar o aparelho sendo vendido por diversos valores. O chamado Chapolin já é um velho conhecido dos bandidos, mas, de acordo com o delegado da Especializada de Roubos e Furtos de Veículos, Rafael Allemand, nos últimos meses, o número de furtos de objetos do interior dos carros aumentou consideravelmente, nas ruas da cidade.

“Voltou a crescer a ocorrência desses crimes, porque é um crime que não deixa vestígios, eles não arrombam teu carro, não quebram teus vidros, furtam os objetos. Entram no carro e vão embora. É rentável, não é? Eles bloqueiam o travamento das portas vêem se alguma coisa de valor, furtam e vão embora. A vítima, às vezes, nem sabem se o veículo foi furtado ou não, porque não sabem o que tem no banco traseiro e, quando chegam às suas residências, eles sentem falta dos objetos!”

Os locais preferidos pelos bandidos são os de grande aglomeração de pessoas, entre eles, os shoppings, casas de shows, entre outros.Segundo a Polícia, o bairro Vieiralves, na zona Centro-Sul da capital, foi o campeão de registros das últimas semanas. Foram cerca de 10 ocorrências só neste mês de novembro.

Conforma o delegado, é importante que a população siga algumas orientações infalíveis para se evitar o crime.

“Esse dispositivo – chapolin – ele bloqueia o travamento das portas do veículo. Uma vez travadas as portas, ele não tem o poder de abri-las. O que o motorista tem de fazer? Após trancar o veículo, mexer na maçaneta pra saber se o veículo está trancado. Se você acionar o travamento e a porta estiver aberta, provavelmente , alguém no entorno do seu veículo!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *