PC cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão na Operação “Gaia”, de combate à grilagem em Manaus

24/04/13 – Cerca de 80 policiais civis do Amazonas cumprem, desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (24), 20 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão, na Operação “Gaia”, deflagrada pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-Am).

A operação, que visa desarticular uma organização criminosa (Orcrim) que atuava na prática da grilagem de terras e venda de terrenos fantasmas, em Manaus, prendeu, até o momento, o coronel PM Birilo Bernardo de Oliveira a corretora Silma Braga e o grileiro Jean Cláudio Sombra, além de um número de funcionários públicos que ainda não tiveram os nomes revelados. Esses funcionários facilitavam a liberação de documentos em órgãos ligados à questão fundiária, em Manaus.

A base da operação, para onde estão sendo levados os presos, é o 27º Distrito Integrado de Polícia (27º DIP), no bairro Armando Mendes, na zona Norte da capital. Os acusados vão responder por formação de quadrilha, entre outros crimes.

Vítimas da quadrilha estiveram na delegacia, agora pela manhã. Segundo o advogado de vítimas do golpe, Marcelo Rodrigues, as pessoas usavam dinheiro economizado durante anos para comprar os terrenos e, de boa fé, faziam pagamentos antecipados. Uma das vítimas desembou R$ 80 mil e outra, R$ 50 mil.

O nome da operação é uma referência à Deusa da Terra, também conhecida como Geia, Gea, ou Gê, a Mãe da Terra, na mitologia grega.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *