Passada a eleição suplementar, eleitor deve ficar atento a prazos para se regularizar junto à Justiça Eleitoral

A eleição, inédita no país, mostrou ao Amazonas a insatisfação do eleitor com o atual cenário político local. Mesmo com dois nomes conhecidos na disputa do 2º turno, foi  alto o número de abstenções – 633. 914 pessoas deixaram  de votar.  De acordo com o diretor geral do TRE-AM, Messias Andrade, o número ainda é considerado dentro da média pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).

Mas o que mais chamou atenção nessas eleições, foram os votos nulos que ultrapassaram os 342. 280 votos, e o Brancos, que somaram 70.441, confirmando a insatisfação do eleitor amazonense com os nomes disponíveis atualmente.

“Branco e nulo foi um pouquinho acima da média. Ninguém sabe quais foram as causas, talvez o pouco tempo para a divulgação das propagandas eleitorais, talvez os candidatos não tiveram tempo e o dinheiro ideal para apresentar suas propostas, mas isso não cabe a nós avaliarmos. Nosso principal objetivo era executar esse pleito num prazo exíguo e nós cumprimos nosso prazo institucional.

Passada a eleição suplementar, o TRE-AM volta às atividades com a biometria em todo o Estado. Quem ainda não fez o cadastro, precisa agendar o serviço a partir do dia 15 de setembro no site do TRE que é o www.tre-am.jus.br , um trabalho que foi interrompido e comprometido, segundo o diretor Messias Andrade.

Quem não votou na eleição suplementar no 1º e 2º turnos, precisa esperam o prazo de 60 para procurar um cartório eleitoral e justificar a ausência as urnas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *