Parlamentares cobram providências contra fugas e rebeliões, no sistema prisional

06/03/13 – Falhas no Sistema Prisional geram cobranças no parlamento estadual. A fuga em massa de detentos do Compaj  reflete a necessidade de uma  atenção maior do poder publico.

Dois dias após a fuga em massa de detentos do Compaj as falhas no sistema prisional entraram na pauta de discussões, no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O deputado estadual Luiz Castro (PPS) apresentou à mesa diretora da Casa a indicação de uma audiência pública  para debater a questão. O parlamentar manifestou preocupação com as fugas e rebeliões ocorridas nos presídios.

Na opinião do deputado, os problemas no sistema prisional se agravam ainda mais, com a superlotação de celas, a existência de “xerifes” que comandam as organizações criminosas de dentro das penitenciárias e a conveniência de agentes da empresa contratada para administrar as cadeias.

A ideia segundo o Luís Castro é abrir uma discussão com as Secretarias da Justiça, Segurança, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Publico Estadual, Tribunal de Justiça e a Vara de Execução.

A fuga do Compaj ganhou destaque na mídia, pela dimensão do número de detentos que escaparam por um túnel escavado no interior do presídio: 42 no total.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *