10/04/13 – A violência contra turistas brasileiros na divisa com a Venezuela foi tema de uma audiência pública, na Assembleia Legislativa de Roraima.
O assunto voltou a ocupar destaque na imprensa, após o recente episódio envolvendo policiais da aduana venezuelana, acusados de práticas ilegais, durante a fiscalização a turistas que cruzavam a fronteira.
Em entrevista à Rádio CBN Manaus, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-Am), deputado estadual Abdala Fraxe (PTN), que representou o parlamento do Estado na audiência, disse que o problema é de natureza grave, que exige do governo federal providências urgentes, para pôr fim a uma situação classificada por Abdala como estado de calamidade pública.
A BR 174 é a rodovia federal que liga o Amazonas ao vizinho Estado de Roraima e à Venezuela. As barreiras de fiscalização da aduana operam dia e noite, sob o comando de policiais venezuelanos.
Além de assassinatos, os brasileiros que utilizam a rodovia para chegar à Venezuela, também são vítimas de constantes assaltos.