Para “alavancar turismo”, Amazonas convidou embaixadores de 10 países para acompanhar 50º Festival Folclórico de Parintins

FOTO-ROBERTO CARLOS-SECOM (1)
Embaixadores de dez países foram convidados pelo governo do Amazonas, para acompanhar o 50º Festival Folclórico de Parintins. A presença dos embaixadores faz parte da articulação para impulsionar a divulgação turística do evento e também do Amazonas como destino turístico e de novos investimentos. A abertura do evento foi nesta sexta-feira (26).

O convite aos embaixadores foi articulado pelas Secretarias de Estado da Cultura e de Planejamento (Seplan), que também trabalha na divulgação de outras potencialidade econômicas da região. Na abertura evento, o governador José Melo destacou o potencial turístico da festa folclórica. “Temos aqui um evento de grande porte, que eleva o Amazonas a uma posição de destaque no Brasil e no mundo. É uma força que atrai os turistas e movimenta a economia”, frisou Melo.

O governador chegou por volta das 20h30 ao Bumbódromo à arena, onde os bois-bumbás Garantido e Caprichoso disputam mais um título do festival. Acompanhado da primeira-dama, Edilene Gomes de Oliveira, Melo recepcionou políticos, autoridades e empresários, entre eles o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que chegou acompanhado do senador Aécio Neves, ambos do PSDB.
FOTO-ROBERTO CARLOS-SECOM (2)
Também foram recepcionados no Bumbódromo o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Graça Figueiredo, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Josué Filho, o presidente do banco Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e o presidente da Coca Cola Brasil, José Ramón Martínez, que acompanham o festival.

Em entrevista aos jornalistas no Bumbódromo, José Melo ressaltou, ainda, os investimentos que o Governo do Estado vem realizando em Parintins para melhorar a infraestrutura da cidade, também incentivando o turismo. Segundo ele, os investimentos do Governo no município incluem projetos de diversificação econômica, como o que incentiva a piscicultura.

Festa na Amazônia – Na abertura do cinquentenário do festival, José Melo ressaltou a criatividade e riqueza cultural do povo parintinense. “O Festival folclórico de Parintins é um símbolo da criatividade do nosso povo e da força da cultura amazonense, da nossa Amazônia. Nos orgulha e nos surpreende. Nessas três noites não tenho dúvidas de que vai encantar e emocionar mais uma vez e, por isso, o povo de Parintins e os bois Caprichoso e Garantido estão de parabéns mais uma vez”.

Este ano, o festival recebeu recursos públicos da ordem de R$ 9,6 milhões destinados às apresentações dos bumbás, a operacionalização e logística dos jurados e iluminação e sonorização do Bumbódromo.

A expectativa é que cerca de 60 mil turistas visitem a ilha nos três dias da festa, que termina no domingo, 28 de junho. Maior espetáculo folclórico a céu aberto do mundo, o Festival de Parintins conta, também, com apoio privado das empresas Coca-Cola, Bhrama, Bradesco, Petrobras, Correios, Eletrobras e Vivo, além do apoio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet. Ao todo, 30 órgãos e instituições das esferas Federal, Estadual e Municipal estão envolvidos na realização do festival.

No Bumbódromo, o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) coordena as ações de segurança desenvolvidas durante o festival. No local, representantes de mais de 30 órgãos que atuam de forma integrada no município acompanham o desenvolvimento das ações. Por meio do CICC-L, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) monitora 22 pontos considerados de interesse para a segurança em toda a cidade de Parintins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *