Pais reivindicam início do ano letivo em escola da zona leste de Manaus

09/07/13 – Apesar de ano já estar no segundo semestre, aproximadamente 200 estudantes da escola Biólogo Adolpho Ducke, situada na Rua Beija-Flor, Cidade de Deus, zona leste de Manaus ainda não começaram a estudar.

Por conta disso um grupo de pais e responsáveis esteve reunido nesta segunda-feira (8), em frente à unidade de educação, para protestar e pedir o início do ano letivo e a reabertura das outras cinco instituições que também se encontram com as aulas paralisadas naquela área residencial.

O Conselho Tutelar da Zona Leste 2 cobrou a reabertura das escolas da rede municipal de ensino que estão sem funcionar desde o início do ano, devido a problemas técnicos nos prédios das instituições. Cerca de 2 mil estudantes estão com as atividades escolares suspensas.

As escolas municipais com aulas suspensas são Olavo das Neves, no bairro Tancredo Neves, Maria do Carmo Rebelo de Souza, no São José, Raimundo Nonato Magalhães Cordeiro, mesmo bairro, mais Júlia Barjona Labre, também no São José, Biólogo Adopho Duck e Senador Álvaro Botelho Maia, ambas na Cidade de Deus.

De acordo com o conselheiro da Zona Leste, Francisco Castro, entre as queixas dos pais dos alunos estão o número insuficiente de professores e o não cumprimento do cronograma de abertura das escolas (em reforma ou a serem inauguradas).

Castro ressaltou também que as unidades escolares estão com problemas de infraestrutura. De acordo com o conselheiro, a situação foi repassada ao Ministério Público Estadual (MPE) em fevereiro, mas até o momento não houve resposta sobre a situação. “Muitas dessas escolas estão ‘maquiadas’”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que iria verificar a situação das escolas, e em breve divulgará as medidas a serem tomadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *