Padre salesiano Edmilson Canavarros é o novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus

 

novo_bispoauxiliar_manaus

O padre Salesiano Edmilson Tadeus Canavarros dos Santos foi nomeado, nesta quarta-feira (12), dia de Nossa Senhora Aparecida, pelo Papa Francisco, novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus (AM). O anúncio foi divulgado no “L’Osservatore Romano” – órgão oficial de comunicação do Vaticano.

Monsenhor Edmilson Canavarros dos Santos pertence à Congregação Salesianos de Dom Bosco (SDB) e, atualmente, é diretor da Obra Social Paulo VI, em Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul. As datas de sua ordenação episcopal e posse na Arquidiocese ainda serão definidas.

Para o Inspetor da Inspetoria Salesiana Missionária da Amazônia, Pe Francisco Alves de Lima (pe. Chicão), a nomeação episcopal do Pe. Edimilson foi recebida com muita alegria por todos os Salesianos na Amazônia “Recebemos com alegria e espirito de família a noticia de que o padre Edimilson Canavarros foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de Manaus. Dom Bosco sempre quis os seus filhos identificados por um profundo amor à Igreja, os seus pastores e, de modo particular o povo simples e os jovens pobres! A chegada do padre Edimilson a Manaus será uma ocasião para abraçar esta Igreja e somar forças com todos aqueles que se dedicam a construção do Reino! A família salesiana presente em Manaus acolhe este nosso irmão e agora também pastor com muita fraternidade! Sinta-se em casa pois o povo que habita essa terra tem as portas e o coração escancarados para aqueles que vem em nome do Senhor” finaliza o inspetor da ISMA ao dar as boas vindas ao novo bispo auxiliar de Manaus.

O inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, padre Gildásio Mendes dos Santos expressou sua alegria com a nomeação de padre Edimilson“Queremos expressar nossa profunda alegria e nos unir ao nosso irmão, Pe. Edmilson, celebrando o anúncio desta grande e importante noticia para nossa Inspetoria, nossa Congregação e nossa Igreja. Queremos parabenizá-lo pela nomeação episcopal, assegurar-lhe nosso afeto fraterno e nosso continuo apoio“, desejou o Inspetor da Inspetoria Salesiana de Campo Grande (Missão Salesiana de Mato Grosso).

Trajetória vocacional

Padre Edmilson Tadeu é natural de Corumbá (MS), nascido no dia 3 de dezembro de 1967. É o oitavo filho dentre os doze do casal Jacinto dos Santos (falecido) e de Elirene Canavarros dos Santos. Estudou no Colégio Santa Teresa em Corumbá, onde, na convivência com os salesianos, foi despertada sua vocação. Entrou no pré-aspirantado no ano de 1982, em Araçatuba- São Paulo. Fez a primeira profissão religiosa no dia 31 de janeiro de 1988 na Sociedade de São Francisco de Sales (salesianos) e foi ordenado sacerdote 7 de dezembro de 1996.

Fez Filosofia na Obra Social Paulo VI, em Campo Grande (MS), de 1988 a 1990; e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, de 1993 a 1996, onde aprofundou sua vocação sacerdotal para o bem da juventude e a promoção humana dos mesmos, preparando-se para dedicar-se como sacerdote aos jovens, através do anúncio do Reino de Deus.

Padre Edimilson Canavarros é formado em Educação, participou de cursos de pós-graduação de acompanhamento espiritual, ética sexual e espiritualidade salesiana.

Em 7 de dezembro de 1996, em Campo Grande, foi ordenado padre, tendo sua primeira missão a formação no noviciado localizado em Indápolis (MS), de 1997 a 1998. Fez experiência de estudos em Roma, na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) na Itália, mas, em seguida, foi transferido para o aspirantado do Instituto São Vicente, em Campo Grande, assumindo a direção do mesmo, de 1999 a 2002. Nesse tempo, também lecionou no Instituto de Teologia (ITEL), na Regional Oeste 2.

Em julho de 2002, foi transferido para a Lins, em São Paulo, para assumir como diretor geral do colégio salesiano e faculdades salesianas, até abril de 2004. Em 2004, foi ao Instituto Teológico Pio XI, para colaborar com a formação presbiteral dos salesianos. De 2005 a 2008 assumiu a direção deste instituto e, no segundo semestre de 2008, foi nomeado pelo Reitor-Mor dos Salesianos como Vice-Provincial da Missão Salesiana de Mato Grosso.

De 2010 a 2014, assumiu a direção do pós-noviciado, em 2013 tornou-se diretor do Instituto São Vicente e, em 2014, assumiu a direção da Obra Salesiana de Corumbá. Em 2014, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, até os dias atuais, onde também dirige a Obra Social Paulo VI, em Campo Grande.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *