Ovos de Páscoa analisados pelo Ipem têm 100% de aproveitamento

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), realizou, no período de 7 a 18 de março, a operação “Páscoa Legal”, para verificar se os estabelecimentos estão atendendo os padrões estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

No total, o órgão analisou e testou 15 mil ovos de páscoa, de 12 marcas nacionais, regionais e caseiros, entre elas a Nestlé, Garoto, Lacta, Top Cau, Kinder, Bombons Finos e caseiros, e nenhuma irregularidade foi encontrada.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, o resultado da operação é fruto do trabalho realizado pelo órgão ao longo desses anos.“O empresário está cada vez mais consciente e com certeza não quer ter prejuízos. Desta forma, podemos garantir para o consumidor que 100% dos ovos de páscoa analisados foram aprovados”, disse Márcio Brito.

“Os ovos de páscoa foram analisados e testados no laboratório de pré-medidos do Ipem-AM para verificar o cumprimento das normas do Inmetro, como, por exemplo: peso, qualidade e brindes. E, no caso dos brinquedos contidos nos ovos de chocolates, é verificada a existência do selo do Inmetro, a faixa etária de idade das crianças e se existe substancias tóxicas ou não, garantindo a qualidade e segurança dos itens vendidos aos consumidores amazonenses”, destacou o diretor.

Dados da operação em 2015 – o órgão analisou 14.156 ovos de chocolates coletados, de 12 marcas nacionais, regionais e caseiros. Desse total, quatro amostras de chocolate caseiro apresentaram irregularidades e apenas um estabelecimento foi notificado, por não conter a indicação do peso, tamanho e a marca do produto na embalagem.

Fique Atento

O Ipem-AM orienta aos pais e consumidores em geral que forem comprar ovos de Páscoa e que contenham brindes para verificarem se o brinquedo possui o selo do INMETRO, se as informações estão em português e se atendem a faixa etária da criança. Em relação ao peso, verificar, por exemplo, que um ovo de 200 gramas quando pesado deverá apresentar uma pesagem de no mínimo 210 gramas.

Multas

Caso sejam identificados produtos irregulares, o estabelecimento comercial será notificado e terá um prazo de 10 dias para apresentar defesa escrita junto ao órgão. As multas variam de R$ 1.800 a R$ 500 mil.

Ouvidoria

O consumidor que desconfiar ou encontrar alguma irregularidade nos ovos de páscoa, pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM pelo telefone 0800-090 2020, que funciona de segunda a sexta, de 8h às 16h30.

Confira abaixo a tabela com as marcas, tipo e tamanhos de ovos de páscoa, todas aprovadas pelo Ipem-AM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *