Até o fim de outubro, o shopping também receberá um ponto de arrecadação de produtos de higiene pessoal destinados ao Lar das Marias, uma organização sem fins lucrativos que oferece acolhimento e assistência a mulheres do interior do Amazonas em tratamento contra o câncer em Manaus.
Atualmente, o Lar das Marias atende 25 mulheres e suas acompanhantes, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para quem precisa deixar suas casas em outros municípios em busca de tratamento na capital. “O trabalho do Lar das Marias é garantir condições dignas de vida para essas mulheres que vêm dos interiores do Amazonas e de toda a região Norte em busca de tratamento em Manaus. Aqui elas têm moradia, alimentação, transporte para hospitais, ambulatórios e exames, e ainda toda a assistência durante o tratamento”, explica Circe.
Com uma capacidade de atender até 50 mulheres, o Lar das Marias se dedica à conscientização e ao apoio durante todo o ano, não apenas no mês de outubro, lembra Circe. “Nós vivemos em campanha contínua pela prevenção, especialmente do câncer de mama e do útero. Precisamos garantir que as mulheres entendam a importância de iniciar o tratamento o quanto antes e de manterem seus cuidados com a saúde”, disse.
De acordo com a Gerente de Marketing do Shopping Ponta Negra, Priscila Furtado, a campanha é uma oportunidade para promover o engajamento da população em torno de um assunto tão relevante, apoiar as mulheres que enfrentam o câncer e fortalecer o trabalho do Lar das Marias.
“O Shopping Ponta Negra adere à campanha Outubro Rosa com a intenção de ampliar o alerta sobre a importância de estarmos atentos aos sinais do corpo e de garantirmos acesso à informação, ao diagnóstico precoce e ao tratamento contra o câncer. A parceria com o Lar das Marias é uma forma de reconhecer e apoiar o trabalho fundamental que realizam para tantas mulheres que enfrentam o câncer”, afirmou.
Diagnósticos
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o Brasil deve registrar mais de 73 mil novos casos de câncer de mama até 2025. Principal causa de mortalidade por neoplasias entre as mulheres, a doença deve provocar mais de 18 mil óbitos no país. No Amazonas, a situação é igualmente preocupante: o câncer de mama corresponde à terceira maior incidência entre os tipos de câncer diagnosticados em 2024, com estimativa de 500 novos casos em um ano.