Os tipos de sangue negativos são os mais raros e representam cerca de 1% de todas as doações no Hemoam

Os tipos de sangue mais raros são os negativos. Eles representam cerca 1% de todas as doações realizadas no Hemoam.

As pessoas com sangue do tipo O podem doar sangue para qualquer pessoa mas só podem receber doações de pessoas com o mesmo tipo de sangue. Por outro lado as pessoas do tipo AB podem receber sangue de qualquer pessoa mas só podem doar para pessoas com o mesmo tipo sanguíneo.

Já, pessoas com sangue do tipo A podem doar apenas para outras do tipo A ou tipo AB, assim como as do tipo B só podem doar para B e AB.

O problema é que os tipos negativos são os mais raros. Na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), são realizadas duzentas e vinte doações, por dia. Dessas, apenas 1% é de fator negativo, e muitas vezes, o estoque fica zerado.

Como doar?

Nos próximos dias, o Hemoam retorna ao expediente normal, de 7h às 18h. O Hemoam localiza-se na Avenida Constantino Nery, nº. 4397, bairro Chapada, próximo à Arena da Amazônia. Quem quiser doar também pode procurar o posto avançado de coleta do Hemoam na Maternidade Estadual Ana Braga, localizada na Alameda Cosme Ferreira, s/n, no bairro São José, zona Leste de Manaus, próximo ao Uai Shopping.

Quem pode doar?

O processo de doação dura, em média, uma hora. De acordo com o Hemoam, qualquer pessoa com boa saúde, idade entre 18 e 65 anos e peso a partir de 50 quilos pode doar sangue. O candidato a doação deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade. Até quatro vidas podem ser salvas com cada doação de sangue.

Não pode doar sangue a pessoa que: tem anemia; teve hepatite depois dos 10 anos de idade; tem comportamento sexual de risco; usa drogas; teve malária, recebeu transfusão sanguínea ou teve doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses; teve febre nos últimos 30 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *