Órgãos e entidades de trânsito já podem aceitar CNH Digital em todo o país. Documento poderá ser usado por motoristas em todo o Brasil.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a partir deste mês de julho, os órgãos e entidades de trânsito de todo o país já podem aceitar Carteira Nacional de Habilitação Digital.

O critério para emissão do documento é que a habilitação esteja na validade, tenha o QR-Code – o código de barras que pode ser escaneado por celulares equipados com câmera -, e que não tenham bloqueios, como suspensão, por exemplo.

Se o documento estiver vencido, o motorista tem que renová-lo para pedir a versão digital. Caso ele não tenha ainda a versão com o QR-Code, é preciso solicitar uma segunda via. O diretor do Denatran, Maurício Alves, dá mais detalhes do que o motorista precisa fazer para conseguir essa CNH Digital.

“Primeiro ele tem que ter a CNH física com um QR-Code atrás. Ele pode fazer a solicitação diretamente pelo seu celular ou então pelo seu computador, se ele tiver um identificador digital. Se ele não tiver, ele se dirige juntamente aos Detrans, aos postos de atendimento dos Detrans do seu estado. Todos já aderiram efetivamente e já estão emitindo o documento digital.”

A CNH Digital irá evitar problemas como perda e danificação, como por exemplo, esquecer na calça e colocar para lavar, e deve permitir que, no futuro, sirva como um documento autenticado.

Caso o celular do usuário seja roubado, basta fazer o bloqueio da CNH Digital no Portal de Serviços do Denatran. Apesar que, mesmo sem o bloqueio, quem pegou o celular não vai conseguir acessar a CNH Digital, pois o aplicativo só mostra o documento se o motorista digitar a senha de quatro números que foi criada.

(Reportagem, Cintia Moreira/Agência do Rádio)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *