Organizações militares referência na preparação de combatentes de selva são homenageadas pela ALE-AM

Onca_Moderna1
A sessão especial em homenagem aos 50 anos de existência do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), bem como os 100 anos do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), foi realizada na manhã desta quinta-feira (10), no plenário da Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). A solenidade foi proposta pelo Presidente do Parlamento Estadual, Deputado Josué Neto (PSD).

Militares das unidades homenageadas prestigiaram o evento. O comandante do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), coronel Alexandre dos Passos, e o subcomandante do CIGS, coronel Marcos Souza, receberam placas comemorativas de aniversário das duas instituições militares.

Segundo o subcomandante da unidade militar, coronel Marcos Souza, atualmente, o Exército Brasileiro é responsável pela proteção de 11 mil quilômetros de fronteiras, na região amazônica, que abrange sete países sul-americanos, por isso, afirma o militar, ter soldados em condições de operar em qualquer circunstância, na Amazônia, faz parte da missão do CIGS, que prepara os melhores combatentes de Selva do planeta há 50 anos.

Como enfatizou o presidente da ALE-AM E propositor da homenagem, Deputado Josué Neto, Além de garantir a soberania, o Exército também atua na questões humanitárias, auxiliando as populações ribeirinhas.

O 1º Bis é um batalhão de operações táticas de apoio e treinamento, e pode ser empregado em qualquer área da região amazônica. O Centro de Instruções de Guerra na Selva que completa 50 anos, é destinado a qualificar militares líderes de pequenas frações, como guerreiros da selva, combatentes aptos a cumprir missões, de natureza militar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *