O trabalho integrado das polícias Civil e Militar apreendeu, na noite da quarta-feira (16), em Itacoatiara – município da Região Metropolitana, a 260 quilômetros de Manaus, cerca de 35 quilos de maconha hidropônica, que eram transportados em barco de linha, por Leandro dos Santos Magalhães, de 28 anos e que iam ser revendidos na capital.
De acordo com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM) em Itacoatiara, capitão Joel Zelian, a ação fez parte de uma operação de rotina das polícias, no combate ao tráfico de drogas. Segundo ele, Leandro Magalhães foi abordado quando o barco em que viajava – o ‘Golfinho do Mar’,- que vinha de Santarém, no Pará, foi abordado antes de atracar em Itacoatiara. “É possível que outro elemento estivesse na companhia de Leandro, mas este não foi localizado ainda. Pode ter se jogado no rio, quando percebeu a abordagem da polícia. A droga estava em uma sacola que tinha bilhete de passagem com o nome de Leandro. Estamos investigando para encontrar a outra pessoa”, disse o oficial.
Ainda de acordo com o comandante, a droga estava em meio à bagagem, dividida em tabletes, em uma bolsa. Em depoimento aos policiais, Leandro confessou que estava apenas conduzindo a droga, servindo como “mula” – como são tratados os que exercem essa função no tráfico – e que essa não era a primeira vez que trazia droga do Pará para Itacoatiara e Manaus.
A droga e o suspeito foram apresentados ao delegado do município.
Na noite do último dia 26 de junho, uma operação conjunta das polícias também obteve sucesso na apreensão de 8 quilos de cocaína pura, em Itacoatiara. Na ação foram presos Elionel Delen Lacerda, de 22 anos, o “Puruca”, Vladimir dos Santos Araújo, de 26, e na apreensão de uma adolescente de 16 anos.
De acordo com o capitão Zelian, as polícias Militar e Civil receberam ordem da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) para intensificar o combate ao tráfico de drogas no município de Itacoatiara. O rio Amazonas, que liga o Estado com o vizinho Pará, tem sido uma das rotas preferidas pelos traficantes para o escoamento de drogas, usando os barcos de linha, quase sempre lotados de passageiros. “Nossa inteligência está atenta e essa apreensão foi mais um duro golpe contra os traficantes. A Polícia Militar está totalmente integrada com a Polícia Civil contra os criminosos”, disse o capitão.
SAIBA MAIS
A maconha hidropônica é também chamada de skank ou supermaconha. Cultivada em laboratório ou estufa, obtém alta concentração do princípio ativo da maconha, o THC (tetra-hidro-canabinol), tornando-a mais forte que a maconha cultivada em terra.
