Operação “Mdina 2” notifica 11 bares por poluição sonora, em Manaus

redetiradentes-com-br

Uma operação policial deflagrada nas noite dessa sexta-feira (11), pela Polícia Civil do Amazonas autuou 11 bares por poluição sonora e falta de alvarás de funcionamento, em Manaus.

redetiradentes-com-br

A operação “Mdina 2” foi realizada por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). A ação, de acordo com o titular da Dema, delegado Samir Freire, teve por objetivo verificar o alvará de funcionamento de bares e similares na capital, além de averiguar a licença ambiental de funcionamento de som nos estabelecimentos.

redetiradentes-com-br

De acordo com o titular da Dema, durante os trabalhos, foram identificados em situação de irregularidade 11 estabelecimentos, onde os respectivos proprietários foram autuados em flagrante pelo crime de poluição e notificados a comparecerem no prédio da Semmas, na Rua do Rubidio, bairro Vila da Prata, na zona Oeste da cidade, para regularizar a situação dos estabelecimento comercial. Em 10 desses bares, foram apreendidos os materiais sonoros.

Conforme o delegado Samir Freire, a ação contou com policiais civis lotados na Dema, com o apoio de fiscais da Semmas e integrantes da Força Tática da Polícia Militar. O delegado ressaltou, ainda, que a iniciativa visa dar continuidade à primeira edição da operação, deflagrada no último dia 7 de outubro, em distintas áreas da capital. Na ocasião, os proprietários de 12 bares foram notificados para comparecer à Semmas, a fim de obterem, junto ao órgão, as licenças pendentes para funcionamento.

“Estamos nessa parceria com a Semmas e com a Força Tática da Polícia Militar por conta de denúncias feitas por moradores próximos desses bares, a respeito da poluição sonora. Demos cumprimento a requisições feitas pelo Ministério Público do Amazonas, de que esses estabelecimentos tenham alvará de funcionamento e licença ambiental para funcionamento de som, caso contrário, seriam impedidos de reproduzir sons, especialmente em área residencial”, argumentou Samir Freire.

Magna Aragão, analista ambiental da Semmas, enfatizou a importância da parceria com a Polícia Civil “Pra nós é indispensável essa ação conjunta porque trabalhamos muito com bares e casas noturnas, com isso precisamos apreender materiais sonoros, além de conter pessoas que às vezes estão alcoolizadas, com a polícia estamos resguardados e assim podemos concluir com êxito nosso trabalho”, relatou.

O nome da operação – “Mdina” –  é referência a uma cidade amuralhada situada no oeste de Malta. Anteriormente era chamada Citta Vecchia (Cidade Velha) e foi a capital do país até que a substituíram para Valeta, em 1570. Possui uma área de 2.500 m², com uma população de 258 habitantes (2005). Tem belos palácios e edifícios religiosos que datam do século XV, alguns ocupados atualmente por famílias aristocratas.

* Wikipédia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *