
A Operação Higia, na mitologia grega uma alusão à deusa da preservação da Saúde, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (16). Segundo a polícia, durante a operação, foram cumpridos 9 mandados de busca e apreensão, 3 de prisão preventiva e 5 mandados de condução coercitiva. Conforme o delegado da Especializada em Roubos, Furtos, Defraudações (DERFD), Adriano Félix, O objetivo da ação policial foi desarticular uma organização criminosa que desviava medicamentos da Central de Abastecimento, que seriam destinados ao Hospital Dr.João Lúcio, na zona Leste da cidade, à Policlínica Codajás e ao Hospital Público de Iranduba, na Região Metropolitana de Manaujs.
Composto por funcionários das unidades de saúde e até por um médico dono de uma clinica, além de medicamentos, o esquema desviava seringas, agulhas, soros, placas de raio-x, luvas e máscaras cirúrgicas. Medicamentos com valores de até R$ 16 mil usados para o tratamento de doenças graves foram encontrados com os envolvidos.
Conforme destacou o delegado do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Denis Pinho, a vida de luxo que um dos investigados – Antônio Rodrigo Vieira, de 56 anos – levava, foi o que mais chamou a atenção dos policiais durante, as investigações. Antonio era funcionário público, contratado da secretaria há 14 anos, é apontado como líder da organização criminosa.
A reportagem completa de Charles Fernandes você acompanha no telejornal “Notícias da Hora”, que começa às 18 horas, na TV Tiradentes, na apresentação de Samara Souza.
