Operação federal desarticula quadrilha que extraía ouro ilegalmente, na floresta amazônica

7504b432b413be327c48fbd253f79d18 – foto: Fábio Melo – (coletiva de imprensa no auditório da PF-AM, em Manaus) –
A operação, realizada em conjunto, pela Polícia Federal no Amazonas (PF-AM), Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Exército Brasileiro, desarticulou uma quadrilha que destruí uma área equivalente a 70 campos de futebol, em Maués no Interior do Amazonas para extração ilegal de ouro.

área usada para a extração ilegal do ouro é conhecida como “Filão dos Abacaxis”, no município de Maués, em plena Selva Amazônica, a 258 km de Manaus.

A área de 70 hectares, equivalente a 70 campos de futebol, foi derrubada para a exploração de aproximadamente 200 quilos de ouro. De acordo com o delegado da PF Franco Perazzoni, o produto rendeu aos garimpeiros ilegais algo em torno de R$ 27 milhões.

Segundo a delegada federal Anelise Koerich, apenas na conta de uma das secretárias da empresa investigada foram movimentados mais de R$ 12 milhões, no período de 1 ano.

Ainda segundo a delegada, um catarinense foi preso e outros dois amazonenses estão foragidos. Os três eram sócios no garimpo.

Outros quatro mandados de busca e apreensão e 6 mandados de condução coercitiva ainda devem ser cumpridos nos Estados do Amazonas, São Paulo e Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *