Omar discute com BID liberação de recurso para construção de 12 Cetis e ampliação de Centro de Mídias

27/03/13 – Como parte do processo que antecede a liberação de U$ 178,9 milhões para financiar a construção de 12 Centros de Educação de Tempo Integral (Ceti’s) e para a expansão do Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), dentro do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação (Padeam), o governador Omar Aziz reuniu-se, nesta quarta-feira (27), com a chefe da Divisão de Educação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Emiliana Vegas, e o especialista em Educação da instituição, Marcelo Féres Alfaro, que fazem visita técnica ao Estado.

De acordo com o governador, os projetos executivos dos 12 Cetis estão prontos e apenas aguardam a liberação do BID para serem licitados. A maior parte do financiamento – U$ 172 milhões – será para as escolas de Tempo Integral, que estão destinadas ao Interior do Estado. Os outros U$ 6,94 milhões irão para o projeto de expansão do Centro de Mídias,  Omar planeja ampliar de 1,5 mil para três mil o número de comunidades alcançadas pelo Ensino Mediado por Tecnologia.

Apos a reunião, que também contou com a participação do secretário da Educação, Rossieli Soares, e do vice-governador, José Melo, os executivos visitaram o Centro de Educação Áurea Braga, na avenida Brasil, Compensa, zona Oeste, onde foram ver in loco o funcionamento do modelo de ensino de Tempo Integral, onde o aluno entra pela manhã e só é liberado no fim da tarde.

Além do ensino regular, os jovens têm atividades extracurriculares de cultura e esportes no contraturno escolar e recebem três refeições diárias. “É um modelo que oferece formação integral ao nosso estudante e que tem um impacto social imensurável. Por isso, quero levar escolas de Tempo Integral também para o interior”, disse o governador.

Até 2014, o governador planeja construir 27 Centros de Educação de Tempo Integral, sendo 22 deles no Interior. Desses, dez serão construídos em parceria com o Governo Federal e 12 com financiamento do BID.

De acordo com Marcelo Féres Alfaro, o BID quer ampliar e diversificar suas ações na Amazônia e a Educação está entre as prioridades da instituição. “Sabemos por outras experiências que a jornada escolar estendida, na qual os jovens ficam mais tempo na escola tem um impacto positivo no aprendizado, por isso, temos interesse em apoiar o que vem sendo feito pelo Governo do Amazonas neste sentido”.

O BID também vê com bons olhos o ensino mediado por tecnologia, que possibilita ampliar o alcance do ensino às comunidades isoladas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *