Oferta de produtos orgânicos cresceu na AgroUfam, em dois anos

Em dois anos, a oferta de produtos orgânicos passou de 10% para 80% na AgroUfam do total de itens comercializados. A afirmação é da professora Therezinha Fraxe, coordenadora da feira e do Núcleo de Socioeconomia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A AgroUfam comemora dois anos e acontece até amanhã, dia 08, no hall da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no setor Sul (antigo minicampus), das 8h às 18h.

feiraok

“Nosso principal objetivo é promover a segurança alimentar. Isso começa com a produção de produtos naturais, sem o uso de agrotóxicos”, explicou a professora.

Cebolinha, couve, chicória, coentro, pepino, jerimum, maracujá, mandioca, açaí, goiaba e mamão são alguns dos produtos orgânicos que podem ser encontrados na feira.

Além de frutas, verduras e legumes, a AgroUfam também é um local de comercialização de artesanato, biojoias e roupas confeccionadas com chita nativa.

Com um faturamento de R$ 52 mil, a feira já se tornou referência para os agricultores de 14 municípios. Ao todo 80 barracas abrigam a produção e em cada uma há a participação de três famílias. “Estamos falando de mais de 1 mil pessoas beneficiadas todos os meses. Algumas tiram o sustento apenas com o que vende na AgroUfam”, disse Therezinha.

Feira permanente

Um projeto pretende tornar a feira permanente na universidade. “Precisamos de mais recursos. Atualmente, temos alguns parceiros, mas o investimento tem data para terminar e gostaríamos de fazer a feira num bosque, com mais espaço para abrigar mais pessoas”, afirmou a coordenadora da AgroUfam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *