Obras do eixo Leste do BRS começam no fim deste mês, diz Prefeitura de Manaus

18/07/13 – As licitações para a implantação do sistema Bus Rapid Service (BRS) no Eixo Leste, que compreende as Avenidas Camapuã, Grande Circular e Alameda Cosme Ferreira, já foram homologadas. A informação é da Prefeitura de Manaus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a empresa MP Construções LTDA foi a vencedora do certame para a implantação do sistema nas duas vias. O custo da obra é de R$ 844.553,92.

A EDEC – Engenharia Construção e Comércio LTDA, por sua vez, vai executar a intervenção na Avenida Grande Circular. O custo da obra é de R$ 1.005.546,80.

Os despachos foram publicados na edição nº 3210 do Diário Oficial do Município (DOM) do último dia 16 de julho. Segundo a Sminf, a ordem de serviço para a execução da obra deverá ser emitida até o fim desta semana. A previsão é de que as obras do Eixo Leste tenham início até o fim deste mês.

Abrigos

Ainda segundo a Seminf, dos oito abrigos do sistema Bus Rapid Service – BRS localizados na Avenida Constantino Nery, na zona Centro-Sul, quatro já estão sendo reestruturados pela Prefeitura de Manaus.

O trabalho, coordenado pela Secretaria, teve início no dia 1º de julho, nas proximidades do Olímpico Clube.

O serviço é realizado pela empresa Red Engenharia LTDA, ganhadora da licitação para implantação de 13 abrigos nas avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós, que compreendem o eixo Norte-Sul, cujo valor global é de R$ 1.242.852,25.

Uma equipe de engenheiros do Departamento Técnico Operacional (DTO), da Seminf, fiscaliza a obra, que tem prazo de 120 dias para ser concluída.

Na avenida Constantino Nery, os oito abrigos são bidirecionais, ou seja, o passageiro pode embarcar no coletivo nos dois sentidos da via. Na avenida Torquato Tapajós, por sua vez, as cinco paradas são unidirecionais.

As obras consistem na reestruturação completa das antigas paradas do extinto sistema Expresso, que envolve também a implantação de outros 16 abrigos do eixo Leste.

O BRS é um sistema de transporte com faixas preferenciais para ônibus, que visa dar mais agilidade ao sistema de transporte coletivo.

Para a implantação do sistema, a Prefeitura pretende revitalizar todas as 16 paradas existentes do antigo sistema Expresso, na primeira etapa (Constantino – Torquato) e na segunda etapa (Camapuã – Cosme Ferreira – Grande Circular).

Com isso, pretende-se reduzir os engarrafamentos destas vias e revitalizar os espaços destinados anteriormente ao Expresso.

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