OAB/AM em parceria com entidades públicas realiza campanha de enfrentamento ao tráfico de pessoas

A campanha Coração Azul começa na próxima terça-feira (28) em Manaus. O foco da ação é o enfrentamento ao tráfico de pessoas, atenção aos refugiados e migrantes. No Amazonas, a mobilização é promovida pela Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB/AM) em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejusc).

​O movimento de alerta tem como objetivos a prevenção e articulação, além do planejamento das ações para coibir o envio ilegal de pessoas para fora do país.

combate ao trafico

​Segundo a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/AM, Gláucia Soares, é preciso sensibilizar e informar a sociedade sobre essa questão na tentativa de se evitar novas vítimas do tráfico de pessoas. “Essa prática fere por completo a integridade física da vítima, em especial as mulheres e crianças, tornando-a extremamente vulnerável em decorrência de ameaças, uso da força, engano, rapto, abuso de autoridade, ou mesmo outras formas de coação” disse a advogada.

Para marcar a data, ainda no mesmo dia, a partir de 18 horas, o prédio da OAB/AM e monumentos históricos da cidade vão receber iluminação na cor azul, símbolo da campanha.

​As comemorações vão ser estender ao longo da semana por meio de um ciclo de palestras gratuitas que vão abordar os programas de prevenção, os riscos do tráfico de pessoas, os impactos nas vidas das pessoas traficadas, atenção aos refugiados, migração, entre outros assuntos.

​Conforme o vice-presidente da OAB/AM, Marco Aurélio Choy, esta é mais uma oportunidade de chamar atenção da população para debater uma temática cada vez mais corriqueira. “Temos que inibir este tipo de crime e garantir acima de tudo a proteção da dignidade humana. O tráfico de pessoas é um dos crimes mais graves a violação aos direitos humanos. E a OAB/AM como entidade tem o compromisso com a sociedade e luta pelas boas causas. O enfrentamento dessa e de outras problemáticas que afetam as relações sociais merecem nossa total atenção” afirmou.

A abertura do evento está marcada para 14 horas, no auditório da OAB/AM, na Av. Humberto Calderaro, 2000A, Adrianópolis.

Dados

De acordo com o Protocolo de Palermo da ONU, entende-se por tráfico de pessoas o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração.

O documento internacional inclui a exploração da prostituição bem como do trabalho ou serviços forçados, escravidão ou práticas similares, a servidão ou a remoção de órgãos.

​De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho, baseados em pesquisas nacionais e internacionais, cerca de 800 mil pessoas em todo o mundo vivem na condição de traficadas, sendo a maioria mulheres adolescentes e jovens, na faixa etária de 14 a 21 anos.

​No Brasil, uma pesquisa inédita realizada pelo Ministério da Justiça sobre o “Diagnóstico sobre Tráfico de Pessoas nas Áreas de Fronteira no Brasil” coloca o Amazonas entre uma das principais rotas internacionais desse tipo de crime, por conta da extensa faixa de 6,5 mil quilômetros de fronteira.

A data 30 de julho foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, quando vários países se mobilizam por meio da campanha Coração Azul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *