Uma dúvida recorrente é se a manteiga é mais saudável que a margarina, e vice-versa. Para sanar a questão de forma definitiva, convidei o nutricionista Sidney Veloso. Ele esclarece, de uma vez por todas, qual seria a melhor opção.
“Normalmente, a tabela nutricional é sempre uma boa ajuda na hora de escolher os alimentos. Porém, nesse caso, por se tratar de um alimento essencialmente gorduroso, ela não irá diferenciar muito”, conta.
E é aí onde pode haver um erro, levando o consumidor a pensar que não existe uma opção mais benéfica do que a outra. Mas, não se engane! “A manteiga é um alimento de origem animal, feito a partir do leite e produzido de forma mais artesanal desde sua origem”, ensina.
“Por se tratar de uma fonte de gordura animal, é natural e verdadeiro que sua composição seja predominantemente gorduras saturadas e colesterol. E foi isso que fez com que ela fosse qualificada como pouco saudável, algo que perdurou durante bastante tempo”, emenda.
Segundo ele, descobertas recentes mostraram que a gordura saturada e colesterol exógenos não são exatamente os grandes culpados pelo ganho de peso e doenças crônicas. Devido à fama negativa da manteiga, surgiu a margarina com uma ideia, aparência e sabor parecidos, no entanto, produzida a partir de gordura vegetal.
“O único problema é que a gordura e o óleo têm como principal diferença a consistência. As gorduras são sólidas à temperatura ambiente, enquanto os óleos não. Ou seja: não existe gordura vegetal. Esse óleo é submetido a um processo industrial de adição de hidrogênio, dando origem à famosa gordura vegetal hidrogenada, a também chamada gordura trans”, pondera Veloso.
Essa gordura, destaca o expert, é sabidamente mais prejudicial à saúde do que as saturadas e colesterol. Por isso, na hora de escolher entre uma e outra, opte pela manteiga.