“Maior desafio não é a administração, mas um testemunho credível de Jesus”, diz novo chefe da Igreja Católica no Amazonas

22/02/13 – O novo arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castrianni, aguarda com expectativa a posse no posto mais alto da Igreja Católica, no Amazonas, que acontece neste sábado (23). Nesta sexta-feira (22), o novo arcebispo teve o primeiro contato com a imprensa da capital.

Após a coletiva de imprensa, Dom Eduardo Castrianni falou com exclusividade à CBN Manaus e agradeceu pela acolhida dos manauenses. “O meu sentimento é de muita gratidão pela acolhida, pelo povo, pelas comunidades, pelos padres, bispos. Desde dezembro, quando foi publicada a nomeação, tenho me sentido muito acolhido pela população. Muita tristeza, claro, por deixar a prelazia de Tefé (Am), onde durante 14 anos e meio, eu vivi e convivi, trabalhei, mas, nessa consciência, também, de que temos de assumir a nossa responsabilidade. Essa responsabilidade é grande, porque o bispo representa a Igreja Católica, com toda a sua tradição, estrutura, hostória. O arcebispo é sucessor e é uma responsabilidade ser fiel, naquilo que a Igreja propõe, nesse mundo de hoje, à humanidade.

O novo arcebispo destacou o momento de mudança de comando mundial da igreja, com a proximidade do conclave para a escolha do novo Papa.

“Estamos num momento de troca de Papa, quando a Igreja está na mídia, muito analisada e cobrada.  Talvez nenhuma instituição esteja tão em evidência, neste momento, como a Igreja, com tudo aquilo que ela tem de bom, mas também com seus erros, suas falhas, então, isso tudo exige extrema responsabilidade. O maior desafio não é a administração, mas dar um testemunho credível de Jess Cristo.”

A celebração de posse de Dom Sérgio Castrianni, que substitui o arcebispo emérito Dom Luiz Soares Vieira, acontece neste sábado (23), às sete da noite, na Catedral Metropolitana de Manaus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *