Número de trabalhadores encaminhados ao mercado cresceu mais de 30%

07-11-16-aumento-de-encaminhamento-no-sine-manaus-foto-karla-vieira-semcom-159034

Segundo dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine-Manaus), o número de trabalhadores encaminhados ao mercado de trabalho cresceu 33,7%, nos primeiros nove meses deste ano, em relação a todo o ano de 2013.

De janeiro a dezembro de 2013, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad) contabilizou 30.125 pessoas encaminhados para emprego e, neste ano, 40.276 trabalhadores já foram direcionados às vagas de trabalho, entre janeiro e setembro.

O levantamento mostra, ainda, que, em média, 3.357 trabalhadores conseguem ter acesso a uma oportunidade profissional, ao mês, por meio do serviço do Sine Municipal, o equivalente a 167 encaminhados por dia.

Para a Diretora do Sine Manaus, Margareth Cavalcante, entre os principais motivos para o aumento de encaminhamentos está a captação de novas empresas parceiras, que saiu de 712 em 2013 para 1.123 em setembro deste ano, registrando um aumento de 57,7%.

Outro ponto importante para os resultados obtidos no atendimento aos trabalhadores do Sine Manaus foi a reativação do serviço de Call Center da instituição, e também o avanço na qualificação dos trabalhadores cadastrados no Sine Manaus.

Atualmente, a Semtrad mantém parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para a qualificação de trabalhadores e microempreendedores de Manaus. Entre os cursos mais oferecidos estão: Talento em Vendas, Garçom, Administração Rural, Instalador Elétrico Predial, Almoxarife, Auxiliar de Cabeleireiro, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar Administrativo, Noções de Matemática Financeira, Noções de Departamento De Pessoal e Informática Básica.

Diariamente, o Sine Manaus atende, em média, 1.500 pessoas nas suas duas unidades de funcionamento: Centro (Avenida Floriano Peixoto, no Edifício Garagem) e na Cidade Nova (Avenida Max Teixeira). Além de fazer o cadastro do trabalhador e encaminhar a emprego, o Sine, também, atua na formalização do Seguro-Desemprego e na emissão de Carteira de Trabalho.

Para melhor atender o trabalhador no Setor de Seguro-Desemprego, a Semtrad decidiu antecipar o horário de atendimento de 7h30 para 6h30 até às 13h, na unidade do Centro de Manaus.

Outra mudança que deverá dar mais comodidade ao atendimento é a descentralização dos postos do Sine Manaus. A Semtrad trabalha em um projeto junto ao Ministério do Trabalho para transferir a unidade do Edifício Garagem para a Galeria dos Remédios, também, no Centro, e criar outros dois postos, um no Shopping Via Norte, no bairro Santa Etelvina, zona norte, e outro no Terminal Expresso 4 (T-4), no bairro Jorge Teixeira, zona leste.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *