Número de homicídios teve redução de 11% em Manaus, diz SSP-AM


– (imagem apenas ilustrativa) – Apesar dos constantes crimes de execução que vêm ocorrendo ao longo de vários meses, em Manaus, em decorrência da guerra entre facções criminosas pelo controle do tráfico de drogas, e que vêm assustando cada vez mais a população, o número de assassinatos vem diminuindo. Pelo menos é o que diz a Secretaria da Segurança Pública (SSP-AM), cuja cúpula apresentou números, nesta quinta-feira (9/8).

De acordo com a SSP-AM, o mais recente balanço indica que, entre os meses de janeiro e julho deste ano, houve uma redução de 11,2% dos casos de homicídios na cidade. De acordo com a SSP-AM, o percentual representa 530 homicídios, contra 597 crimes com características de execução registrados no ano passado.

Segundo o secretário da segurança, coronel PM Anézio Paiva, a redução é resultado das ações das duas polícias.

“Nós tivemos o combate imediato, aí, com as ações de inteligência, com as ações investigação, por parte da Polícia Civil, e com as ações repressivas ostensivas, por parte da Polícia Militar. Então, todo o combate está sendo feito, ta sendo realizado e, com isso nós tivemos essa redução, agora em julho e estamos com redução de mais de 50% em agosto.”, diz.

Os meses de maio e julho foram os períodos que apresentaram maior pico de assassinatos. O delegado Geral, Mariolino Brito, disse as execuções são todas ligadas a guerra entre facções criminosas que atuam no trafico de drogas.

“Ao longo de algum tempo, elas eram uma só. Elas se fracionaram em três. Entre eles, eles conhecem quem são os inimigos, que agora são inimigos, que outrora foram amigos. É muito fácil eles se matarem, porque só eles se conhecem.”

O secretário de segurança pública, comentou que se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça, informando que os inquéritos formalizados serão mais criteriosos para evitar que casos de grande repercussão não fiquem impunes com a liberação de presos durante as audiências de custódia.

Nós tivemos uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça, com os juízes que são responsáveis pela Vecute (Vara de Execuções Criminais), e nós vamos também subsidiá-los com informações. De repente, o que está ali na tela do computador, da parte da persecução criminal não é suficiente, o próprio juiz vai poder entrar em contato conosco, através da nossa Secretaria Executiva de Inteligência (Seai), para subsidiar mais informações.”

A Secretaria de Segurança Pública volta a pedir o apoio da população para denuncias que podem ser feitas por meio do número 181. A ligação é sigilosa e a pessoa não precisa se identificar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *