Núcleo de Empreendedorismo e Inovação destaca a importância do curso de Direito para empreendedores

O curso de Direito pode ser um importante aliado no desenvolvimento de empresas e empreendedores no Amazonas. O alerta é da coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Faculdade Santa Teresa (FST), Joziane Mendes. Segundo ela, os conteúdos curriculares oferecem embasamento teórico e prático a empresários dos mais variados ramos.

“Nas disciplinas de Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito do Trabalho, Direito Digital e da Inovação Tecnológica, dentre outras, o acadêmico empreendedor adquire conhecimentos para lidar com diversas realidades empresariais. Dentre elas, obrigações legais, direitos e relações de mercado, direitos trabalhistas e relações consumeristas”, enumera.

Marcio Barroso, que há mais sete anos mantém uma empresa de construções, viu no curso de Direito a chance de unir os conhecimentos e alavancar os negócios. “O Direito me auxiliou na questão trabalhista, tributária, como proceder com os impostos e várias outras questões. Me fez enxergar de uma maneira mais ampla como tudo funciona”, ressaltou.

Apaixonada por trabalhos manuais, Anna Júlia Correia conta que desde a infância fazia peças com miçangas, até que, no ano passado, viu a oportunidade de empreender nesse nicho. “Juntei o útil ao agradável: algo que eu sentia prazer em fazer e entrar nas tendências do momento”, comenta.

Cursar Direito sempre foi um sonho para Anna Júlia, que acredita que a profissão irá auxiliar no desenvolvimento do negócio. “Conhecer as leis mais profundamente, os direitos dos meus consumidores e os meus também, como empresa, serão pontos chaves para o meu empreendimento”, afirmou.

Para ela o maior desafio é atrair clientes por meio das redes sociais, que precisam estar sempre atualizadas e com conteúdos que gerem no cliente a vontade de comprar.

Empreendendo há dois anos com uma papelaria criativa, Bruna Fonseca revelou que uma das razões que a levou para essa área foi a necessidade de ter o próprio dinheiro. “Além disso, minha mãe é confeiteira, então, com a produção dos topos dos bolos, eu poderia ajudá-la”, disse.

Ela revela que iniciou o curso de Direito com o interesse na área criminal, porém, destaca que com as teorias consegue ter uma “visão antecipada”. “Aprendi algumas leis que, mesmo no primeiro período, estão me ajudando bastante na comunicação com meus clientes”, declarou.

Bruna avalia que a falta de reconhecimento ao trabalho manual está entre os principais desafios que enfrenta. “Muitas vezes fui tratada mal por pessoas que queriam precificar o meu trabalho. Já ouvi até ‘isso é só papel’. E não, não é só papel. São muitos cursos, muitos materiais, tempo e dedicação”, frisa.

Alem da importância dos conhecimentos do Direito para empresas e empreendedores, a coordenadora do curso de Direito da FST, Lúcia Viana, ressalta que a área possibilita uma gama de opções. “São carreiras jurídicas das mais diversificadas, com enorme demanda e necessidade de profissionais, seja para magistratura, docência, Ministério Público, Defensoria, Advocacia, Pesquisa, Consultoria Jurídica, entre outras”, enfatizou.

Vestibular 2022/2

A Faculdade Santa Teresa está com inscrições abertas para o Vestibular Macro para o segundo semestre do ano, por meio do site faculdadesantateresa.edu.br. Além do curso de Direito, a instituição oferece outras dez opções de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Logística, Pedagogia, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Farmácia, Enfermagem e Gastronomia.

A prova acontece no dia 24 de maio e será realizada na modalidade presencial e on-line. O processo seletivo presencial será na Faculdade Santa Teresa, Unidade Vieiralves, localizada na rua Acre, 200, Nossa Senhora das Graças, no Conjunto Vieiralves, enquanto a on-line, em dia e horário estipulado pelo site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *