Novos presídios devem ser construídos em Manaus

11/07/13 – Em reação a rebelião e fuga em massa do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), nesta terça-feira (9), o Governo do Estado anunciou a construção de novos presídios no Amazonas, com recursos do Governo Federal.

“É preciso que o Governo Federal faça investimentos. Há uma cobrança da sociedade para isto”, disse o governador Omar Aziz.

Aziz ainda comentou que a fuga realizada no Ipat foi uma reação das medidas que são colocadas nos presídios. “Quando nós colocamos bloqueadores de celular e começamos a fazer revistas, é lógico que vai haver uma reação. A polícia não vai deixar de prender e de fazer seu serviço por causa disso. Nós temos que trabalhar cada vez mais”, disse.

Quase metade dos foragidos já foi recapturada

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) contabilizou, até às 16h desta quarta-feira (10), a recaptura de 63 presos que tinham fugido do Ipat na noite anterior.

Segundo dados do órgão, após recontagem dos presidiários no início da tarde de hoje, foi constatada a fuga de 144 detentos da unidade.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Almir David, informou que foram montadas barreiras policiais, com cães farejadores e cavalaria, em vários pontos da BR-174, ramais e próximo ao perímetro urbano de Manaus, além do uso de um helicóptero para fazer uma varredura na área.

Ele reforçou que o policiamento ostensivo, feito por cerca de 200 viaturas do Ronda no Bairro, segue fazendo a segurança em todas as zonas da cidade e pediu apoio da população para que informem qualquer movimentação de suspeitos, por meio dos números de telefone 190 e 181 da Polícia Militar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *