Novos presidente e vice do TRE serão escolhidos dia 12 de abril

Vice-presidente, que também será o novo corregedor, herdará a relatoria de cinco processos que pedem a cassação do governador José Melo (Pros)

A presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), Graça Figueiredo, marcou para o dia 12 de abril a eleição dos dois desembargadores que comandarão a Justiça Eleitoral no Estado no próximo biênio. Ambos serão submetidos, após a definição do TJ-AM, a outro pleito no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TJ-AM) do qual um herdará, na condição de corregedor, a relatoria de cinco processos que pedem a cassação do mandato do governador José Melo (Pros) enquanto o outro assumirá a presidência da corte.

Na manhã de ontem (22), o plenário do TJ-AM escolheu dois novos membros para o TRE-AM. O desembargador Wellington Araújo e o juiz Dídimo Santana, que encerram a primeira temporada de dois anos na Justiça Eleitoral no dia 22 de abril, não foram reconduzidos para os cargos de suplente e titular, respectivamente. Perderam as cadeiras para o desembargador Jorge Lins e o juiz Abraham Peixoto Campos Filho. Os juízes Paulo Feitoza e Luís Carlos Valois se candidataram para a vaga de Dídimo mas não receberam votos.

As duas votações com o placar de 11 votos contra oito, cada, revelam a correlação de forças dos grupos que disputam o comando do TRE-AM, que tem como pano de fundo a eleição da presidência do Tribunal de Justiça, prevista para maio. No pleito de ontem, o grupo capitaneado pelo desembargador Flávio Pascarelli obteve a maioria dos votos dos desembargadores, em contraponto aos candidatos apoiados pela atual presidente do TRE-AM Socorro Guedes.

“Vou trabalhar com naturalidade. Já tive a oportunidade de colaborar com a Justiça Eleitoral quatro anos atrás, quando fui presidente do pleito municipal, ocasião em que tivemos uma das eleições mais tranquilas na nossa cidade. Vou continuar este trabalho com seriedade, dedicação, como tenho feito ao longo de mais de 20 anos na magistratura do nosso Estado”, disse o juiz Abraham Peixoto em texto divulgado pelo setor de comunicação do TJ-AM.

No dia 12 de abril, os membros do TJ-AM definirão os ocupantes das vagas dos desembargadores Socorro Guedes e Mauro Bessa no TRE-AM. A magistrada encerra o segundo mandato na corte eleitoral no dia 8 de maio e não pode disputar nova reeleição. Bessa, atual vice-presidente e corregedor, conclui o primeiro biênio um dia antes, e já afirmou em entrevista publicada em A CRÍTICA no dia 28 de fevereiro que se candidatará a mais um mandato e está preparado para presidir o TRE-AM.

Mais quatro suplentes do TRE-AM encerram o mandato até junho: a juíza federal Marília Gurgel, no dia 24 de abril; o jurista Márcio Rys e o juiz de direito Paulo Feitoza no dia 9 de junho; e desembargador Cláudio Roessing no dia 19 de maio.

 

Fonte: Portal A Crítica e assessorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *