Novo senador pelo Amazonas, Plínio Valério afirma que exigirá mais condições para o desenvolvimento da Amazônia

O Plenário do Senado aprovou a MP 829/2018, que prorroga contratos temporários de pessoal do Ministério da Cultura, do Ministério do Desenvolvimento Social e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Eleito senador pelo Amazonas, o vereador Plínio Valério (PSDB-AM) se mostra indignado com a situação de “isolamento” de seu estado do resto o Brasil. Segundo ele, o Amazonas sacrifica seu desenvolvimento para preservar a floresta amazônica e recebe “migalhas” do governo federal em troca. Sua atuação no Senado terá como prioridade mudar esse cenário.

— Somos referência mundial em preservação ambiental, conservamos 98% da nossa floresta. Fazemos fronteira com três países e somos o maior estado da federação. O que o Brasil quer de nós? Não podemos mais sacrificar o homem do interior. Queremos o direito de poder nos desenvolver.

Valério defende mais acesso aos recursos naturais da região, investimentos em biotecnologia e expansão do potencial agropecuário do estado. Uma reivindicação específica do futuro senador é a retomada da BR-119, rodovia federal que ligava Manaus a Boa Vista (RO) e que tem sofrido com a deterioração e o abandono. Sem essa via, alerta ele, o Amazonas se distancia do restante do país.

A recuperação da BR-119 também ajudaria a Zona Franca de Manaus, segundo o senador. Atualmente, o escoamento da produção da Zona Franca depende de navios e aviões, o que encarece os produtos, reduz a competitividade e prejudica a geração de empregos.

Plínio Valério é jornalista e radialista e está no segundo mandato como vereador em Manaus (AM). Foi deputado federal entre 2013 e 2015, exercendo o mandato por suplência. Em sua terceira candidatura ao Senado, foi eleito com 834,8 mil votos, a maior votação do estado.

 

(com informações da Agência Senado)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *