Novatos são os que mais faltam às sessões na Câmara Municipal de Manaus

22/04/13 – Vereadores novatos da Câmara Municipal de Manaus (CMM) são os que mais faltaram às sessões promovidas pela Casa durante os dois primeiros meses da nova legislatura. A informação foi divulgada no setor de transparência da Casa legislativa, no http://www.cmm.am.gov.br/site/.

Segundo os dados, os novatos lideram com 27 faltas somadas contra 15 dos políticos que se reelegeram no pleito de 2012. Entre eles, o vereador e 1º vice-presidente da Casa, Sildomar Abtibol, apresentou 10 justificativas para sua ausência. Ele alegou que devido a uma intervenção cirúrgica, realizada em 18 de janeiro, ficou impossibilitado de comparecer às sessões na Câmara.

As faltas às sessões são classificadas por cinco tipos: ausência justificada por atestado médico, motivo de ‘força maior’, licença para serviço em missão da Câmara ou licença médica, substituição interina do prefeito de Manaus ou ausência sem justificativa.

“Força maior”

As faltas por ‘força-maior’ somaram 14 casos. Neste quesito, o ex-presidente da Casa, vereador Isaac Tayah, registrou o maior índice: uma ausência em fevereiro e duas no mês de março. Ele afirmou que teve compromissos no Fórum de Justiça e no Tribunal de Contas do Estado nestas datas. “Foi tudo justificado perante à Câmara Municipal da maneira como estabelece o regimento interno”, afirmou.

Sem justificativa

Apenas a novata Rosi Matos não justificou duas faltas em fevereiro, conforme o site da CMM. Entretanto, ela afirma que a informação não procede e que um erro da equipe que coordena as presenças dos vereadores pode ter ocasionado o mal entendido. “Neste período eu estava em uma reunião da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, da qual sou vice-presidente, mas justifiquei meu não-comparecimento. Se isso tivesse acontecido, pediria para descontarem do meu salário”, enfatizou a parlamentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *