Novas áreas de atuação estimulam empreendedorismo na Enfermagem

O empreendedorismo tem crescido no país. Conforme dados da instituição Global Entrepreneurship Monitor (GEM) estima-se que existam um total de 53,4 milhões de brasileiros à frente de alguma atividade empreendedora, envolvidos na criação de um empreendimento, consolidando um novo negócio ou realizando esforços para manter um negócio já estabelecido. Diferente do que muitos podem pensar, o empreendedorismo pode ser executado em qualquer área, como por exemplo, a Enfermagem.

A professora do curso de Enfermagem da Faculdade Santa Teresa, Fabiane Soares, diz que o profissional dessa área tem um leque de opções de atuação, que vai muito além do atendimento em unidades hospitalares. Há, segundo ela, um mercado em constante expansão e que leva em consideração as novas necessidades da população e que pode ser explorado pelos profissionais.

Entre as áreas estão consultórios e clínicas de enfermagem, homecare, atendimento especializado em idosos e também direcionado a empresas. “No Amazonas, há uma demanda em todos esses segmentos. Tanto nas clínicas como no homecare, o profissional pode desenvolver atividades como acompanhamento de pacientes com hipertensão, diabetes, aplicação de injeções, cuidados pós-operatório, orientação para amamentação, entre outros”, frisou.

De acordo com Fabiane, para quem deseja empreender na área de enfermagem, a primeira orientação é estudar o mercado, verificando onde tem maior potencial para o desenvolvimento de um negócio. Outros pontos são verificar os custos, planejar as metas, implementar e avaliar os resultados, sempre buscando melhorar.

Nurse measuring blood pressure of senior woman at home. Smiling to each other.

Fabiane Soares ressalta que para empreender na área de enfermagem é necessário mais do que conhecimento técnico da profissão. Por isso, quem planeja seguir por esse caminho precisa desenvolver outras habilidades empresariais como marketing, contabilidade e gestão. “Quanto mais o profissional estiver capacitado maior a chance do negócio ter sucesso”.

Curso – Para Fabiane Soares, o pensamento empreendedor deve ser estimulado nos profissionais desde a graduação. Na Faculdade Santa Teresa, a metodologia de ensino adotada incentiva a liderança e o empreendedorismo. Além disso, os alunos do curso têm à disposição um corpo docente altamente qualificado e com experiência no mercado. O estudante conta, ainda, com uma estrutura de excelência para a aprendizagem, com laboratórios e tecnologias que facilitam e auxiliam em todo o processo de formação.

Com informações da assessoria de imprensa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *