Novas ações prometem incrementar atendimento na rede municipal de saúde de Manaus, a partir de hoje

Três ações que prometem incrementar a Rede Municipal de Saúde serão apresentadas nesta manhã (10), pelo prefeito Arthur Virgílio Neto. A primeira é o programa ‘Remédio em Casa’ que, inicialmente, irá beneficiar duas mil pessoas que fazem tratamento de hipertensão arterial, diabetes mellitus e dislipidemia (aumento da taxa de lipídios, ou seja, gordura no sangue). O serviço será desenvolvido inicialmente em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), totalizando 23 Equipes de Saúde da Família (ESF) envolvidas, tendo como proposta a expansão gradativa para todas as unidades da rede.

Outra ação será a entrega da Unidade Móvel de Aconselhamento e Testagem Rápida para HIV, Sífilis e Hepatites para ampliar o acesso às ações de promoção da saúde e detecção precoce das principais ISTs, como infecção pelo HIV, Sífilis e Hepatites B e C em locais estratégicos ou de difícil acesso.

A estrutura da Unidade Móvel é composta por um micro-ônibus adaptado, com ambiente interno climatizado e espaços para realização das atividades de aconselhamento pré-teste, realização da testagem e aconselhamento pós-teste, sendo previstas ainda atividades de mobilização social e educação em saúde.

A Prefeitura entrega, também, a nova Rede de Frio, com a instalação de refrigeradores que proporcionarão uma capacidade de armazenamento de mais de 1,5 milhão de doses de vacinas, e que também vai atender o rotativo de 900 mil doses de imunobiológicos de rotina recebidas mensalmente para distribuição nas 182 salas de vacina da rede municipal.

A cerimônia acontece às 10h30, na sede do Complexo de Saúde Oeste, na Rua Pedro Lasmar, conjunto Santos Dumont, Bairro da Paz, zona Oeste da capital.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *