03/06/13 – O acesso aos serviços básicos de saúde ficou mais fácil, para os moradores do Alvorada Um, na zona Oeste de Manaus, desde a manhã desta segunda-feira (03).
Pelo menos é o que pretende prefeitura da capital, que inaugurou mais uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), no bairro.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), a nova unidade deve atender 4.500 pessoas por mês.
Além de ser bem maior do que a antiga casinha que atendia ao bairro, a unidade vai oferecer novos serviços, como odontologia e vacinação.
Em cinco meses de governo, é a sétima UBSF inaugurada pela administração Arthur Neto. “Estamos vendo esta casa tão boa, tão bonita, como essa aqui, mas não estamos satisfeitos com isso, não! Queremos melhor que isso e vamos chegar a ter coisas melhores que isso, ao longo deste ano, ainda. Agora estamos fazendo saúde pública de verdade!”
Até o final deste ano, o planejamento da prefeitura é entregar mais 13 unidades de saúde, totalizando 20 casonas, apenas em dois mil e treze.
O secretário municipal da saúde, Evandro Melo, destacou a preocupação com a melhoria do atendimento prestado à população. “O objetivo do prefeito Arthur Neto é, ao longo, do mandato dele, ampliar de 30% para 70% , o acesso da população às nossas UBS’s que, com certeza, responderão por 85% dos problemas da população.”
Para quem mora no bairro, a unidade vai facilitar o acesso aos serviços básicos de saúde, como explica a moradora Nelma Gonçalves.
“P’ra nós, é maravilhoso, porque a gente não precisa ir para outros bairros, para ter atendimento. Fica bem pertinho. Não precisa ‘pegar’ ônibus. É muito bom, p’ra nós!”