Nova tabela do IPVA 2014 já está disponível para consulta eletrônica na SEFAZ

A novidade deste ano é  que veículos de passeio e motos vão pagar o imposto com valor reduzido. Já os veículos pesados, sofreram aumento.

A consulta pode ser feita, individualmente, por veículo, por meio do site www.sefaz.am.gov.br. Os interessados devem inserir o número do Certificado de Registro de Veículo e Documento Único (CRV), conhecido como Renavam.

De acordo com o secretário executivo da Receita do Estado, Jorge Jataí, este ano, a tabela reduziu o valor do IPVA no Amazonas entre 1,58% e 3,53%, após pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIP), que constatou redução no valor dos carros novo e usados no mercado. Já os veículos pesados, como caminhões, entre outros do tipo, tiveram aumento no valor do imposto.

Proprietários de veículos com placa de final 1 poderão optar pela quitação em parcela única, no final de janeiro com 10% de desconto. Se pagar a cota única no fim de fevereiro, o desconto será  5%. A quitação de uma vez só, no fim de março, não dará direito de benefício.

Existe, também, a possibilidade de liquidar a dívida em 3 parcelas. A primeira terá redução de 10%, a segunda, de 5% e a terceira com o valor real. Os veículos com placa final 1 podem trafegar sem qualquer restrição, até o final do prazo de recolhimento. No entanto, o licenciamento só é executado pelo Detran, a partir do momento em que todo o débito é sanado.

Em 2013, o IPVA gerou receita aproximada de R$ 233,518 milhões com entrada de, aproximadamente, 40 mil carros zero quilometro na base de dados do Detran-Am. Para 2014, a previsão é que R$ 246,380 milhões. De acordo com a Sefaz, a inadimplência do IPVA anualmente a 14%.

O sistema da Secretaria também apresenta a possibilidade de fazer a consulta por ano e modelo de veículo. O interessada em adquirir um carro usado terá acesso à base de cálculo estipulada pela Fipe, que desde o ano passado, por meio de contrato  realiza pesquisa no mercado amazonense para determinar o valor médio dos usados. O Amazonas conta apenas com duas alíquotas: 2%, para os veículos automotores com até mil cilindradas, e 3% para os que tiverem cilindradas superiores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *