Navio-Patrulha da Marinha do Brasil abre para visitação pública no Porto do Rodway, em Manaus

A048-f14
Como parte das comemorações dos 150 Anos da Batalha Naval do Riachuelo, comemorada no dia 11 de junho, o Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN) abre, neste sábado (13), para a visitação pública, o Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Amapá” subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas.

A visitação acontece das 8h às 17h, no Porto do Rodway, localizado na costa Oeste do Rio Negro, no Centro de Manaus.

O público terá a oportunidade de conhecer a estrutura do navio, assim como as suas principais atividades na Amazônia Ocidental.

Conheça o Navio para visitação:

O Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Amapá” foi construído no estaleiro MAC-LAREM, em Niterói, RJ, fruto de um projeto do Engenheiro Naval Jorge A. E. Vasques, com grande índice de nacionalização de equipamentos e sobressalentes.

As características do navio são adequadas para a navegação fluvial e ao clima da região amazônica.

Foi lançado ao mar em 10 de março de 1974 e entregue pelo estaleiro à Marinha em 05 de novembro de 1975.

O “Amapá” foi incorporado à Armada em 12 de janeiro de 1976, partindo em fevereiro de 1976 para Manaus, onde passou à subordinação da Flotilha do Amazonas, em maio do mesmo ano.

Dentre as atividades destacam-se:

– Operações Ribeirinhas – Operações Navais com outras unidades navais da Marinha do Brasil, tropas do Corpo de Fuzileiros Navais, tropas do Exército Brasileiro, unidades da Força Aérea e unidades navais das Marinhas de Guerra do Perú e da Colômbia (BRACOLPER);

– Patrulha Fluvial – Patrulha ao longo de todos os rios da Amazônia, atingindo todos os pontos limítrofes, através das vias fluviais;

– Controle de tráfego Fluvial – Controle de navios e embarcações em trânsito em Águas Jurisdicionais Brasileiras;

– Inspeção Naval – Interceptação e inspeção em navios e embarcações trafegando ou atacados, para verificação de sua documentação e estado do material, com ênfase de à “segurança da navegação” “salva-guarda da vida humana e visando, primordialmente, o processo educativo de formação dos tripulantes ribeirinhos, em apoio às Capitânias dos Portos; e

– Assistência Hospitalar (ASSHOP) e Ação Cívico-Social (ACISO) – Assistência médico – odontológica primária às populações ribeirinhas; realização de palestras educativas; apoio a organizações que desenvolvem atividades assistenciais e de pesquisas (Projetos Rondon, Defesa Civil, LBA, etc); confraternizações com as populações e demonstrações públicas de civismo e preito aos símbolos e às Instituições Nacionais.

O NPaFlu “Amapá” tem como lema “PATRULHAR, PROTEGER e INTEGRAR”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *