Mutirão para emissão de Carteira de Trabalho revela aumento da demanda pelo documento em Manaus

2801__fila_empregos

A procura de uma vaga no mercado de trabalho, que aumenta todo final e início de ano ficou evidente no último sábado (28), em Manaus. Não apenas pela necessidade de uma atividade remunerada  e provavelmente também pelo desemprego por conta da crise econômica e das mudanças anunciadas para a aposentadoria, mais de mil pessoas foram para a porta do prédio do órgão, do Ministério do Trabalho e Emprego, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul, para tentar tirar o documento em um mutirão para a emissão da primeira e segunda vias da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), promovido pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

Antes das oito da manhã, horário previsto para início do atendimento, a fila já dava uma volta no quarteirão ao redor do prédio,a na zona Sul da cidade. À espera, muita gente acabou molhada pela mchuva.

A estudante Paloma Moraes, de 15 anos, foi em busca de atendimento com os primos. Eles querem ingressar no Programa Jovem Aprendiz, para conseguirem o primeiro emprego, Chegaram cedo, às 3:30 da madrugada.

Mas quem esperou o primeiro ônibus, pegou a fila bem grande. Foi o caso da costureira Lucy Maria de Souza, que busca a segunda via do documento, porque já preencheu toda a primeira carteira. Segundo ela, já tentou várias vezes agendar o atendimento, mas não conseguiu.

A industriária Luzia Raquel da silva também chegou às 5 da manhã, porque não tem conseguido pegar uma das 50 senhas que são distribuídas diariamente no Sistema Municipal de Emprego (Sine Manaus). No sábado, para tentar desafogar a demanda, o Sine Manaus disponibilizou 300 senhas.

O chefe de administração Joaquim Rego garantiu que todas as pessoas foram atendidas e as que ainda não conseguiram a CTPS foram agendadas para emissão do documento durante esta semana.

Quem não foi ao mutirão e precisa da carteira, pode agendar atendimento no site da superintendência regional do trabalho www.mte.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *