Mutirão ecológico coleta resíduos e planta mudas em área de preservação permanente do Igarapé dos Franceses no conjunto Tocantins

O 37º Grupo Escoteiro Chapada realizou, na manhã deste sábado (29), um mutirão ecológico para coletar resíduos e fazer o plantio de mudas num trecho de área de preservação permanente do Igarapé dos Franceses, que passa pelo conjunto Tocantins, na zona Centro-Sul de Manaus.

A ação contou com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Limpeza Urbana (Semulsp), que disponibilizaram mudas frutíferas, material educativo e a presença do grupo Garis da Alegria. A ação de plantio será feita por crianças, jovens e adultos voluntários, além dos pais dos escoteiros.

O mutirão, que aconteceu das 9h às 11h30, já é a 27ª ação do tipo realizada pelo grupo, em consonância com os movimentos de escoteiros de todo o país. O secretário municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos escoteiros na cidade, uma vez que são parceiros da Semmas na missão de proteger o meio ambiente e sensibilizar as pessoas para a relevância do tema.

A ação contará com o apoio do Arboriza Manaus, programa de arborização lançado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e que já plantou mais de 20 mil mudas de árvores nas vias urbanas de Manaus.

Form plantadas, nas margens do igarapé, 22 mudas de espécies frutíferas, como açaí, bacaba, ingá e biribá. De acordo com o engenheiro Francisco de Paula Luca, diretor-presidente do 37º Chapada, atualmente 85 crianças e jovens, de 6 a 18 anos, atuam no grupo.

No Brasil, centenas de outros grupos também realizaram ações similares em prol da melhoria da qualidade ambiental do lugar onde vivem.

O local, segundo Francisco, é alvo do descarte irregular de lixo, sobretudo resíduos de obras. A área fica na segunda etapa do Conjunto Tocantins. A Divisão de Educação Ambiental da Semmas esteve no local fazendo a distribuição de material informativo e com a exposição sobre reaproveitamento de resíduos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *