Mutirão de cirurgias começou neste sábado, por Iranduba

26/01/13 – O município de Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus (RMM) , a 25 quilômetros da capital, foi o primeiro a receber, na manhã deste sábado, as ações do calendário dos mutirões de cirurgia geral e consultas especializadas, que serão realizados no interior do Estado, no decorrer de todo este ano, como parte do programa “Amazonas Saúde Itinerante”.

O governador do Amazonas em exercício, José Melo, e o secretário da saúde, Wilson Alecrim, estiveram no hospital Hilda Freire, para acompanhar a ação. No município, 44 pessoas foram operadas. “Por ser um Estado Grande, nós temos muitas dificuldades, no Amazonas, no caso da saúde, porque é difícil levar médicos especialistas para o interior. Por isso, criamos o programa. As unidades de saúde identificam a demanda e nós mandamos de Manaus uma equipe multidisciplinar para realizar as cirurgias”, explicou Melo.

O governador em exercício também confirmnou a reforma do hospital Hilda Freire, um investimento de R$ 900 mil na recuperação do prédio e compra de equipamentos.

O programa, que tem a parceria do Ministério da Saúde, já realizou 6,4 mil cirurgias eletivas (aquelas que podem ser programadas com antecedência) de baixa e média complexidades. Os procedimentos incluem cirurgias de hérnia (herniorrafia); fimose (postectomia); retirada da vesícula biliar (colecistectomia); ginecológicas, como perineoplastia e histerectomia, entre outros.

Além das cirurgias, os mutirões organizados pela Susam também preveem, em alguns municípios, a oferta de consultas médicas em várias especialidades (como neurologia, cardiologia, urologia, entre outros), que, normalmente, não estão disponíveis nas unidades de saúde do interior do Estado.

Em 2013, o Interior deverá receber mais de 1, 4 mil cirurgias, em diversas especialidades. Até março, a ação alcançará as cidades de Jutaí, Carauari, Manicoré e Rio Preto da Eva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *