Municípios do Amazonas pedem reforço federal durante as eleições 2014

Um total de 15 municípios do Amazonas contará com reforço da força federal num período de pelo menos 20 dias antes das eleições de 2014. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) já aprovou, até esta terça-feira (16), 15 pedidos, mas as decisões ainda precisam ser aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para serem efetivadas.

O número de requisições é inferior em comparação ao pleito de 2012, quando o TSE aprovou o envio das tropas para 35 municípios amazonenses.

Para aprovar os pedidos, o TRE considera, principalmente, existência de rixa entre políticos locais, tentativa de agressões a membros da Justiça Eleitoral e aprovações de envio de tropas em eleições anteriores.

Até a tarde desta terça-feira (16), o TRE-AM já recebeu 18 solicitações de força federal e apenas uma, para o município de Iranduba, foi negada. Na decisão, o juiz Affimar Cabo Verde Filho alegou que Iranduda fica muito próxima a Manaus o que, segundo o magistrado, facilita o deslocamento de tropas, caso seja necessário.

Ainda há dois pedidos esperando julgamento no TRE. As requisições foram feitas pelos cartórios eleitorais de Manicoré e Manacapuru.

Na sessão desta terça-feira, o TRE aprovou o pedido de tropas para os municípios de Parintins e Borba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *