Mudanças na SESEG: promovido, Amaral será secretário e Acioly novo delegado geral

82838-3

O atual delegado geral, Orlando Amaral, será secretário de Planejamento de Operações e o delegado Raimundo Acioly o novo Delegado Geral.  As mudanças na Polícia Civil do Amazonas (PC), por causa da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou inconstitucionais duas leis estaduais que transformaram comissários em delegados de polícia, foram confirmadas, nesta segunda-feira (28), pelo governador José Melo.

“Vou promover o atual Delegado Geral e colocá-lo como secretário executivo de Planejamento, ele que é considerado um dos policiais de maior capacidade de planejar e executar operações. Vou ‘pegar’ o sub dele, o Doutor Acioly e colocar como Delegado Geral, portanto, não teremos solução de continuidade. Vamos atentar para o que o Supremo determinou. Decisão judicial a gente cumpre. Se for o caso, a gente entra com uma contra arguição, recorre de acordo com o que a lei permite, mas, do ponto de  vista da gestão; do ponto de vista operacional, tomei esta decisão na sexta-feira (25), quando o fato ocorreu. O Dr. Orlando Amaral vai emprestar o seu trabalho em um nível mais alto; o Dr. Acioly assume a DG  e estamos resolvidos!”

De acordo com o secretário da Segurança Pública, delegado federal Sérgio Fontes, os delegados que serão remanejados, na nova estrutura da polícia civil, inclusive alguns que virão do Interior, não acumularão os comandos de várias delegacias, como foi divulgado por alguns veículos de comunicação de manaus. Apesar da intenção do governador  José  Melo de recorrer, para o secretário da Segurança, Sérgio Fontes, a decisão do Supremo não tem volta.

“Como não tem volta, ou seja, é uma decisão que, no mérito, não tem como ser atacada, nós já estamos tomando nossas providências, no sentido de fazer as substituições e chamando os delegados que estão em postos administrativos, para que eles venham para a ponta e substituam os delegados que voltaram ser comissários.”

Segundo Sérgio Fontes, não haverá necessidade de colocar delegados respondendo por mais de um Distrito Integrado de Polícia (DIP). “Pelos números que nós temos, não haverá necessidade de colocar um profissional respondendo por mais de um DIP. Temos delegados suficientes para isso e vamos fazer uso deles, de uma maneira racional, escolhendo com bastante critério, porque a população não pode ser prejudicada!”

Sérgio Fontes confirmou que fará remanejamento de quadros do Interior para a capital. “Sem dúvida. Alguns delegados que estejam como adjuntos no Interior, provavelmente serão convocados a – ou assumirem delegacias no Interior que estavam sob a responsabilidade desses delegados afetados pela decisão do STF, ou virem para a capital!”

O secretário Sérgio Fontes tem uma reunião, agora à tarde onde as mudanças na estrutura da PC serão discutidas com os comissários.  As mudanças serão anunciadas nesta terça-feira (29). O secretário da Segurança confirmou que o governo pretende realizar concursos para a contratação de novos delegados da Polícia Civil, na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, mas que vai esperar um melhor momento da economia, para isso. Segundo Fontes, o concurso para delegados será prioridade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *