MPF divulga Ranking da Transparência 2016 e índice do Amazonas está abaixo da média

Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) divulga resultados do Ranking da Transparência 2016. Índice do Amazonas e de Manaus até que melhorou, mas ainda está abaixo da média nacional.

image_preview

O Estado do Amazonas atingiu nota 3,93, em uma escala de zero a dez, na qual a média nacional é de 5,15, no Índice da Transparência 2016, passando a ocupar a 23ª posição no Ranking dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. O resultado da segunda avaliação nacional do Ranking da Transparência foi divulgado nesta quarta-feira, pelo Ministério Público Federal.

Esse índice refere-se ao percentual de adequação dos portais da transparência do Estado e dos municípios amazonenses. O Amazonas não avançou muito, subiu apenas três posições, em relação a 2015, quando o índice foi de 2,87.

De acordo com o procurador da república, Alexandre Jabur, coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção do MPF amazonense, quarenta municípios do Amazonas serão alvos de ações civis públicas por descumprimento da Lei Nacional da Transparência.

Os melhores índices da transparência no Amazonas estão no interior. Beijamin Constant com nota 8,60 é o que tem o melhor portal, em segundo ficam os municípios de Itacoatiara e Maués com nota 7,80. No quarto lugar está o portal de Manaus, com nota 7,70 e o governo do Estado em 5º com nota 7,50.

A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *