MPF denuncia Lula por esquema de corrupção envolvendo R$30 milhões

lula
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi denunciado, nesta segunda-feira (10.10), pelo Ministério Público Federal (MPF), pelos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e organização criminosa. Além de Lula, também foram denunciadas outras 10 pessoas, entre elas, o empresário Marcelo Odbrecht e o sobrinho do ex-presidente, Taiguara Rodrigues dos Santos.
De acordo com o MPF, Lula atuou para favorecer a empreiteira Odebrecht na obtenção de financiamentos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros órgãos sediados em Brasília. Os recursos obtidos pela empreiteira foram utilizados para a realização de obras de engenharia em Angola. Em troca, de acordo com a acusação, a empresa ‘repassou aos envolvidos, valores que, atualizados, passam de 30 milhões de Reais’.
Segundo a denúncia, Lula participou do esquema durante dois períodos. Primeiro, ainda quando era presidente, entre os anos de 2008 e 2010, cometendo corrupção passiva, e entre 2011 e 2015, já sem mandato e com Dilma Rousseff na presidência, Lula teria utilizado de sua influência.
O Ministério Público afirma que a empresa Exergia Brasil, criada em 2009 por Taiguara, sobrinho de Lula é um exemplo de lavagem de dinheiro no suposto esquema. De acordo com a denúncia, a empresa de Taiguara não possuía experiência no ramo de engenharia, mas mesmo assim, fechou 17 contratos junto a Odebrecht, para prestação de serviço nas obras realizadas em Angola.
A acusação acredita que Lula aconselhou o sobrinho sobre as obras em Angola e teria participado da elaboração dos acordos entre Taiguara e Odebrecht.
Além da denúncia desta segunda-feira, o ex-presidente Lula já é réu em outros dois processos e também é investigado em dois inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF), todos eles relacionados à Operação Lava Jato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *