Movimento “Reage, Parintins” quer CPI para investigar corrupção na prefeitura do município

O movimento “Reage, Parintins” defende a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar “desmandos”, para não usar o termo corrupção, na prefeitura do município. Ontem, o movimento, que é liderado pelo professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Alexander Medeiros, promoveu uma passeata, que foi até à Câmara Municipal, para solicitar aos vereadores um posicionamento. Nesta quarta-feira (23), em entrevista à Rede Tiradentes, ele explicou que a principal razão do movimento é a corrupção, na prefeitura de Parintins.

“Existe uma insatisfação generalizada, aqui, no comércio, entre os empresários, na área da educação, inclusive com denúncias de desvio de verbas do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb), além de uma série de denúncias que já havíamos recebido, no Conselho Municipal de Saúde, e essa CPI é exatamente para apurar essas denúncias em relação à saúde. Pedimos que os vereadores se posicionem em relação à essa insatistafação da sociedade parintinense, e, principalmente com relação à instalação da CPI.”

De acordo com Alexander Medeiros, a população foi bem recebida pelos vereadores, que prometeram analisar o pedido de CPI. “A receptividade foi tranquila. Apesar de haver bastante policiamento, na frente da Câmara, não houve nenhuma situação de conflito. Os vereadores receberam nosso documento e se prontificaram a dar um posicionamento até a próxima segunda-feira (27). Precisamos das assinaturas de, pelo menos, quatro vereadores, para que a CPI possa ser instalada e saímos de lá com esse compromisso dos parlamentares. Vamos esperar que eles cumpram suas palavras.”

De acordo com o professor, entre outros problemas, as ruas de Parintins estão esburacadas e há lixo por todo lugar. Segundo o professor, tudo só funciona bem em Parintins durante o festival dos bumbás.

“A infraestrutura da cidade gira em torno do festival folclórico. Na época do festival, tudo funciona. Depois do festival, a sociedade volta a ter aquela estrutura precária. A cidade não está entregue às moscas. Está entregue aos urubus!”, afirmou.

O professor Alexander Medeiros também é membro do Conselho Municipal de Saúde (Consem)de Parintins. O prefeito de Parintins é Alexandre da Carbrás, filho do ex-prefeito já falecido Carlinhos da Carbrás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *