Morre Phelippe Daou, um dos fundadores do grupo Rede Amazônica

phelippe-daou

Morreu nesta quarta-feira (14), o jornalista e diretor da Rede Amazônica, Phelippe Daou. Ele estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e faleceu vítima de um infarto.

phelippedaou_premioprotv

Primeiras informações divulgam que o corpo do jornalista chegará em Manaus na madrugada. Phelippe Daou tinha 87 anos e completaria 88 anos amanhã (15).

pd

Phelippe Daou foi o último dos sócios do grupo a falecer. No dia 05 de outubro deste ano, morreu o empresário Joaquim Margarido, também um dos fundadores da Rede Amazônica. Ele tinha 84 anos e tratava de um câncer desde 2011. O vice-presidente de jornalismo da Rede Amazônica, Milton Cordeiro – que tinha um prêmio dedicado ao seu nome, cuja premiação não aconteceu no Seminário de Jornalismo de 2016 – morreu no dia 30 de outubro, aos 84 anos. Ele estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Manaus, com um quadro grave de pneumonia.

milton_cordeiro_-_phelippe_daou_-_joaquim_margarido_-_fundadores_da_rede_amazonica_-_foto_girlene_medeiros_arquivo_rede_amazonic

Nascido em Manaus, no dia 15 de dezembro de 1928, Phelippe Daou era viúvo de Magdalena Arce Daou. O jornalista deixa dois filhos: Philippe Daou Jr, e Cláudia Daou Paixão e Silva.

foto1

Aliado a Milton Cordeiro e Joaquim Margarido, fundou a Amazonas Publicidade no ano de 1968, que daria origem posteriormente, à Amazonas Distribuidora Ltda e Rádio TV do Amazonas S.A., que abrange, a Rede Amazônica de Televisão.

miltom-cordeiro-fala

Por meio de Nota, o governador do Estado, José Melo, lamentou a morte do jornalista Philippe Daou.

 

NOTA DE PESAR

 

O governador do Amazonas, José Melo, manifesta seu pesar e solidariedade aos familiares, amigos e colaboradores do jornalista e empresário Phelippe Daou, fundador e presidente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão. Pioneiro da comunicação no Estado, Daou faleceu nesta quarta-feira, 14 de dezembro, aos 87 anos, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, vítima de falência múltipla dos órgãos. O Governo do Estado decreta luto oficial de três dias.

Phelippe Daou inscreveu seu nome na vanguarda da história da comunicação no Brasil ao liderar a fundação de uma das mais importantes redes de comunicação da região norte do país, nos anos 1970. Através de seu sonho e do seu empreendedorismo, o jornalista contribuiu de maneira decisiva para a disseminação da cultura, a preservação da identidade regional e a defesa dos direitos dos cidadãos amazonenses e da democracia no Brasil.

“O pioneirismo empresarial foi uma marca importante de Phelippe Daou e teve papel fundamental para o desenvolvimento da economia e a defesa da Zona Franca de Manaus. Na comunicação, no comércio, na educação e na área social. Iniciativas de expressão e valor social como a criação da Fundação Rede Amazônica, por meio da qual, gerações e gerações de profissionais foram qualificados para o mercado de trabalho. O Amazonas perde hoje um de seus mais notáveis cidadãos. Homem de fé que deixa um legado de trabalho e exemplo a todos nós. A sua perda deixa uma lacuna significativa na sociedade amazonense”, declarou o governador.

 

José Melo de Oliveira

Governador do Amazonas

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *