RÁDIO TIRADENTES | 89,7 MHz | AO VIVO

Morre em Manaus o empresário e professor Saul Benchimol

Morreu nesse domingo (13), em Manaus, o empresário Saul Benchimol, que tinha 87 anos. A causa da morte não foi divulgada pela família.

O empresário e professor formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM),foi fundador das empresas Bemol e Fogás. Saul era filho di imigrante Isaac Benchimol. A família de Saul veio do Marrocos, ainda no século XIX. Saul é o sétimo dos oito filhos de pais judeus. No Amazonas, juntamente com os irmãos Samuel e Israel, fundaram as empresas Bemol, do setor comercial, e Fogás, que comercializa o gás de cozinha.

O professor Saul Benchimol foi professor, por quase 4 décadas, da Universidade do Amazonas (UA) e  membro da Academia Amazonense de Letras. Desde 2001, ocupava a cadeira de número 11. Em seu currículo tem 109 publicações. O último livro da obra de Saul Benchimol foi “A saga de um judeu na Amazônia”.

Familiares, amigos e autoridades manifestaram pesar por meio da imprensa e das redes sociais.

Assembleia Legislativa

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV) manifestou-se, ainda na noite de domingo (13), sobre a morte do professor, empresário e membro da Academia Amazonense de Letras, Saul Benchimol. Segundo o parlamentar, ele foi um homem que escreveu seu nome na história do Amazonas. “Dr. Saul Benchimol deixa um admirável legado  à sociedade amazonense, como professor, intelectual e empreendedor”, disse.

O parlamentar lembrou que o empresário foi homenageado, em setembro de 2021, com a Medalha do Mérito Ruy Araújo, a maior comenda da Casa Legislativa, concedida a pessoas que atuam de maneira honrosa e se destacam nos diversos segmentos da sociedade amazonense, numa propositura do deputado Serafim Corrêa (PSB), aprovada por unanimidade em plenário. “Nessa ocasião, tive a oportunidade de agradecer-lhe pessoalmente, por toda a contribuição que ele e sua família deram para o nosso Estado”, ressaltou, acrescentando que se sentiu muito honrado em presidir aquela sessão.

Para Cidade, todo o Amazonas tem admiração pela família Benchimol. “Dr. Saul é um homem que ajudou muito o Estado do Amazonas. Um empreendedor, um homem competente, um professor, um exemplo para as gerações presentes e futuras, seja à frente das empresas de sua família que sempre contribuíram para a geração de emprego e renda para os amazonenses; seja com sua brilhante carreira acadêmica, por meio da qual formou grandes profissionais na área de Economia”, afirmou. “É uma perda irreparável, não só para seus familiares e amigos, mas para toda a sociedade amazonense”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *