Campanha vai combater e prevenir doenças transmitidas pelo solo e pela água entre famílias do Prosamim

Com informações de Márcio Paes Barreto

18/03/13 – Cerca de 15 mil famílias que residem nas unidades habitacionais do Programa Social e Ambientasl dos Igarapés de Manaus (Prosamim), nas Bacias do Igarapé do Quarenta e do São Raimundo vão receber acompanhamento de saúde para controlar doenças tropicais negligenciadas que prevalecem  em Manaus, em particular os helmintos intestinais, conhecidos como verminoses, transmitidas pelo contato com o solo e ingestão de alimento e água.

O trabalho será realizado em parceria com Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Secretaria Municipal da Saúde (Semsa)e as secretarias da Educação do Estado e município.

Programa de Controle de Enfermidades Tropicais, começa a ser implantado ainda neste mês e vai até outubro de 2015, podendo ser prorrogado por mútuo acordo dos participantes, mediante Termo Aditivo.

Segundo gerente do Prosamim Frank Abrahim Lima, o programa é uma determinação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem como foco, evitar que as doenças não se tornem uma ameaça à saúde da população, especialmente às pessoas mais vulneráveis, como mulheres em idade fértil e crianças menores de 15 anos.

Ainda segundo Frank Lima, para a execução dos trabalhos, a Unidade de Gerenciamento do Prosamim vai repassar aos parceiros cerca de 1.200.000, para aquisição de recursos técnicos, repasse de equipamento, material de consumo e/ou prestação de serviços.

As Secretarias Estadual e Municipal da Educação entram na cooperação técnica, com ações de orientação preventiva para estudantes , desenvolvendo atividades que instruam e orientem os estudantes por meio de material gráfico,apresentações teatrais, oficinas e outras ações lúdicas, promovendo o hábito de higiene das mãos e dos alimentos, e tornando o ambiente mais saudável, de forma a prevenir a transmissão das doenças negligenciáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *